Segurança Social: Duração média das pensões aumenta para dez anos

  • ECO
  • 10 Abril 2018

Em média, cada pensionista recebeu nesse ano 441,45 euros por mês em 2016. Cerca de 73% dos reformados, incluindo os de invalidez, recebiam até 419,22 euros.

Depois de deixarem de trabalhar, os portugueses ficam na aposentação cerca de uma década, noticia esta terça-feira o Correio da Manhã (acesso pago). O valor tem vindo a aumentar: em 2012, a duração média era de 8,7 anos.

Os dados mais recentes do organismo indicam ainda que, em 2016, a pensão média ascendia a 441,45 euros por mês, mais subsídios. Cerca de 73% dos pensionistas, incluindo situações de invalidez, recebiam até 419,22 euros, o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) naquele ano. Um montante que fica aquém do salário mínimo.

Enquanto 1.069 pensionistas recebiam acima de 5.000 euros (menos 170 do que em 2015), 42 mil contavam com reformas até 106,54 euros.

O tema das reformas vai esta quarta-feira ao Parlamento, com a discussão de um projeto do Bloco de Esquerda no âmbito da segunda fase das reformas antecipadas prometida pelo Governo. O Bloco quer alargar a pensão antecipada sem o corte do fator de sustentabilidade a pessoas com 63 anos de idade e que aos 60 tivessem 40 de descontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social: Duração média das pensões aumenta para dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião