Banco Finantia tem o melhor resultado da década. Lucra 42 milhões

  • Rita Atalaia
  • 12 Abril 2018

O banco liderado por António Guerreiro registou lucros de 42,3 milhões de euros no ano passado. Foram os melhores resultados da década.

O Banco Finantia registou os melhores resultados da última década no ano passado. O banco liderado por António Guerreiro lucrou 42,3 milhões de euros, o que corresponde a uma melhoria face ao ano anterior. Tanto o produto bancário, como os depósitos dos clientes aumentaram.

“O Banco Finantia registou um lucro líquido consolidado de 42,3 milhões de euros em 2017, um aumento de 38% face aos 30,7 milhões de euros alcançados no ano anterior. Estes foram os melhores resultados da última década, alcançados precisamente no ano em que o Finantia comemorou 30 anos de atividade”, de acordo com um comunicado enviado pelo banco.

"O Banco Finantia registou um lucro líquido consolidado de 42,3 milhões de euros em 2017, um aumento de 38% face aos 30,7 milhões de euros alcançados no ano anterior. Estes foram os melhores resultados da última década, alcançados precisamente no ano em que o Finantia comemorou 30 anos de atividade.”

Banco Finantia

A ajudar este resultado esteve o produto bancário, após imparidades e provisões, que atingiu 77,6 milhões de euros, mais 19% face aos 65,2 milhões em 2016, “fundamentalmente devido ao crescimento de 37% verificado nas comissões líquidas e outros proveitos para 26,6 milhões”.

Já a margem financeira situou-se nos 59,9 milhões, em linha com o que foi registado no ano passado, enquanto os custos operacionais ficaram nos 23,8 milhões.

Olhando para os depósitos, houve um crescimento de 8% para 803 milhões. “Este aumento segue a tendência positiva dos últimos anos e confirma a confiança dos clientes no Banco Finantia, tanto em Portugal como em Espanha”, nota a instituição financeira.

Os rácios de capital também são dos mais elevados na Europa. A solidez financeira do Finantia, medida pelo rácio Common Equity Tier I (CETI), totalmente implementado, situou-se em 23%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Finantia tem o melhor resultado da década. Lucra 42 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião