Resultados dão novo fôlego ao BPI. Ações sobem mais de 8%

  • Rita Atalaia
  • 23 Abril 2018

O banco liderado por Pablo Forero regressou aos lucros no primeiro trimestre deste ano. Um resultado que levou as ações do BPI a subirem mais de 8%.

O BPI regressou aos lucros nos primeiros três meses do ano. Registou um resultado positivo de 210 milhões, depois de ter registado prejuízos no mesmo período do ano passado. Este resultado pode abrir a porta à distribuição de dividendos aos acionistas, o que levou as ações do banco liderado por Pablo Forero a subirem mais de 8%.

As ações do BPI aceleram 7,16% para 1,2280 euros. Mas já chegaram a subir 8,2% para 1,24 euros durante a sessão. Isto depois de os investidores terem ficado a conhecer os números para o primeiro trimestre deste ano. A instituição financeira registou um resultado positivo de 210 milhões de euros, após prejuízos de 122,3 milhões de euros no mesmo período do ano passado. Segundo a instituição financeira, o desempenho no primeiro trimestre deveu-se, sobretudo, ao contributo da atividade doméstica, onde se inclui a reavaliação da participação da Viacer.

BPI sobe mais de 7% após resultados

Foi no início deste ano que ficou definido que a família Violas passaria a controlar a maioria do capital da Super Bock. Ficou com 71,5% da Viacer, isto depois de ter acordado a compra da participação na holding ao BPI e ao Fundo de Pensões do banco numa operação avaliada em 233 milhões de euros. Esta venda ainda não está concretizada, mas o banco já refletiu a operação nos seus resultados.

"Estamos a trabalhar precisamente para que o banco ganhe mais dinheiro e, portanto, seja possível distribuir dividendos quando for possível. Não há uma decisão tomada, estamos a trabalhar.”

Pablo Forero

Presidente do BPI

Este resultado positivo deixou a porta aberta ao pagamento de dividendos aos acionistas. Pablo Forero disse que o BPI está a trabalhar para que o banco possa distribuir dividendos mas sem avançar se sairão já dos resultados deste ano. “Estamos a trabalhar precisamente para que o banco ganhe mais dinheiro e, portanto, seja possível distribuir dividendos quando for possível. Não há uma decisão tomada, estamos a trabalhar”, disse.

Na apresentação de resultados, o presidente do banco, Pablo Forero, revelou ainda que pondera sair de Angola através da colocação do BFA em bolsa. “Estamos a preparar um IPO com as nossas ações no capital do BFA”, disse o gestor, sublinhando que “ainda” estão “a trabalhar no processo”.

(Notícia atualizada às 08h57 com mais informação e cotações atualizadas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resultados dão novo fôlego ao BPI. Ações sobem mais de 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião