Suíça quer ser a capital mundial das moedas virtuais

  • ECO
  • 29 Abril 2018

Entre as dez maiores emissões de novas moedas virtuais, quatro foram feitas na Suíça. O país quer tornar-se na capital mundial das criptomoedas.

Lembra-se de Sillicon Valley? Agora há o Crypto Valley. Enquanto a cidade norte-americana é famosa por criar multinacionais tecnológicas, a cidade suíça é palco de cada vez mais emissões de novas moedas virtuais. Entre as dez maiores emissões, quatro foram feitas na Suíça, de acordo com a PwC. O país quer tornar-se na capital mundial das criptomoedas.

Conhece Genebra e Zurique, mas pode não conhecer Zug. É uma pequena cidade na Suíça conhecida por ser um paraíso para várias empresas que procuram vantagens fiscais, nomeadamente startups que usam moedas virtuais. Nesta localidade a 30 quilómetros da capital já pode fazer tudo com as criptomoedas, até comprar bilhetes de autocarro.

Suíça lidera no número de emissões de criptomoedas

Fonte: PwC

A Suíça é o melhor país “de um ponto de vista fiscal, legal e operacional”, afirma Ian Worrall, o fundador da MyBit, citado pelo The Wall Street Journal (acesso pago). A MyBit é uma startup de investimento em moedas virtuais e cuja sede é no chamado centro Crypto Valley Labs. Conseguiu angariar cerca de três milhões de dólares numa chamada initial coin offering (ICO) no verão passado.

O número de empresas neste “vale” é cada vez maior. Passaram de 15 a mais de 100 no ano passado, diz Mathias Ruch, diretor geral da Lakeside Partners, a empresa que desenvolveu o centro. “Estou a assinar contratos diariamente”, salienta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíça quer ser a capital mundial das moedas virtuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião