Como definiria a palavra mulher? Priberam e FOXlife querem que você decida

  • Rita Frade
  • 2 Maio 2018

Perante a mudança do papel da mulher na sociedade, a Priberam e a FOXlife decidiram criar o movimento "A palavra mulher definida por nós", desafiando a participar na revisão da definição da palavra.

Priberam e FOXlife desafiam os portugueses a contribuírem para a revisão da palavra “mulher”.Priberam

Ser humano do sexo feminino. Pessoa adulta do sexo feminino. Mas não só: perante a mudança do papel da mulher na sociedade ao longo dos anos, a Priberam e a FOXlife sentiram necessidade de completar a atual definição da palavra “mulher”.

Em comunicado, fontes do dicionário online e do canal televisivo explicam que “o significado da palavra ‘mulher’ existente em alguns dicionários ainda não reflete essa mudança“.

Por exemplo, a atual definição de mulher no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é:

  1. Ser humano do sexo feminino.
  2. Pessoa adulta do sexo feminino.
  3. Pessoa do sexo feminino casada com outra, em relação a esta. = CÔNJUGE, ESPOSA
  4. Pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual. = COMPANHEIRA

Através do movimento “A palavra mulher definida por nós“, a Priberam e a FOXlife pretendem, assim, desafiar todos os portugueses a participar na revisão daquela palavra, contribuindo “para uma definição mais abrangente, justa e enquadrada na sociedade atual“.

Simone de Oliveira, Luis Buchinho, Gisela João, Vanessa Fernandes, Raquel Oliveira e José Avillez são algumas das personalidades que já “contribuíram com o seu testemunho sobre o papel da mulher na sociedade e a definição de mulher em 2018” e que podem ser vistos, de forma faseada, a partir desta quarta-feira, na FOXlife e nos seus meios digitais.

Luís Fernambuco, diretor-geral do Fox Networks Group em Portugal, diz, no mesmo comunicado, que ao promoverem este movimento, estão “a contribuir para que a definição de mulher não se baseie apenas em lugares-comuns ou em ideias feitas“.

Para participar, basta aceder ao site www.palavramulher.pt, até 16 de maio. Os linguistas da Priberam irão, depois, “analisar as propostas que poderão contribuir para a revisão da palavra ‘mulher’, que ficará disponível a 22 de maio”, esclarece o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como definiria a palavra mulher? Priberam e FOXlife querem que você decida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião