A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

O banco liderado por Nuno Amado fechou os primeiros três meses do ano com lucros de 85,6 milhões de euros. Faria de Oliveira já tinha criticado, mas volta a atacar a proposta de se fazer um crédito de juros negativos na habitação. Diz que é irracional.

O Banco Comercial Português (BCP) lucrou 85,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. Este valor representa um crescimento de 70,8% face ao mesmo período do ano passado, refletindo a melhoria da atividade da instituição liderada por Nuno Amado. Mas também traduz a redução das imparidades.

O crédito de juros negativos nos empréstimos à habitação vai avançar. Os bancos não poderiam estar mais contra a medida. Faria de Oliveira, que já tinha criticado a medida, diz que estamos perante o “princípio da irracionalidade económica”.

No primeiro ano completo de atividade, o Banco CTT saltou para o topo da lista das instituições bancárias que receberam mais reclamações em Portugal. O banco da empresa de serviços postais foi o mais reclamado quer nas contas de depósito à ordem, quer no crédito ao consumo. No crédito à habitação, o banco mais reclamado é o BIC.

Numa altura em que o Governo quer aprovar uma série de programas para introduzir alterações ao mercado de arrendamento, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vem divulgar novos dados que ilustram os desequilíbrios deste mercado. A taxa de risco de pobreza entre aqueles que arrendam casa é o dobro da que se verifica entre proprietários. Ainda assim, o risco de pobreza entre ambos tem vindo a diminuir.

Está a ficar cada vez mais curta a lista de cotadas da bolsa de Lisboa. Depois de o CaixaBank ter anunciado que pretende retirar o BPI do mercado de capitais, são já oito as empresas que, no último ano, decidiram abandonar a bolsa. Lisboa nunca teve tão poucas cotadas, mas a gestora da bolsa prepara-se para receber novos IPO (initial public offering) nos próximos tempos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião