A manhã num minuto
Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.
Depois de o Conselho de Administração Executivo da EDP ter afirmado que o preço oferecido pela China Three Gorges é baixo, o Conselho Geral e de Supervisão vai reunir-se. Luís Amado lidera o encontro. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu informações sobre “tudo o que materialmente possa afetar” o Sporting. Nisto inclui-se, por exemplo, a perda de jogadores, que podem rescindir por justa causa.
O Conselho Geral e de Supervisão da EDP vai reunir-se hoje, apurou o ECO. É o primeiro encontro após a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela China Three Gorges, sendo este o tema em cima da mesa no encontro deste órgão que faz a supervisão da atividade da administração da empresa liderada por António Mexia. O Conselho de Administração Executivo, numa primeira reação, considerou “que o preço oferecido não reflete adequadamente o valor da EDP”.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu informações à SAD do Sporting, cotada na bolsa de Lisboa, sobre o impacto “material” que os últimos desenvolvimentos poderão ter sobre a empresa, apurou o ECO. Em causa está a crise no seio do clube, que arrisca perder jogadores, que têm base legal para rescindir com justa causa, depois de terem sido agredidos na Academia, bem como o caso de corrupção em que o Sporting está envolvido, suspeito de ter comprado resultados no andebol.
Portugal conseguiu financiar-se em 1.750 milhões de euros através de dívida de curto prazo. Foi bem-sucedido no montante, mas os juros, que voltaram a ficar abaixo de zero, foram mais elevados. Tanto no prazo a seis como a 12 meses, as taxas subiram.
Ainda que os indicadores económicos nacionais apontem para um clima de crescimento e otimismo, o tempo não é para declarações de vitória. Quem o diz é Jean Tirole, laureado com o Prémio Nobel da Economia em 2015, que passou por Portugal no lançamento do seu novo livro “Economia do bem comum”. Ao ECO, o economista falou ainda sobre a União Europeia e o seu desejo de criação dos Estados Unidos da Europa, criptomoedas e literacia financeira.
O número de multimilionários está a aumentar e, no passado, atingiu um novo recorde. Investem no setor financeiro, na indústria, imobiliário e tecnologia, são maioritariamente homens e muitos herdaram as fortunas. Ao todo, já há 2.754 multimilionários, que, em conjunto, detêm uma riqueza superior a 7,7 biliões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A manhã num minuto
{{ noCommentsLabel }}