5 coisas que vão marcar o dia

A semana arranca com a divulgação de um rol de indicadores económicos por parte do INE e BP. A nível desportivo é dia de ver como é que os investidores reagem à assembleia de obrigacionistas de ontem.

O INE revela as taxas de juro implícitas para o crédito à habitação, enquanto o BdP divulga os dado referentes à Balança de Pagamentos. A nível mais empresarial, serão conhecidos os nomes dos deputados que irão integrar a comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Mais a norte, em Braga, tem início a terceira semana de economia, evento que visa promover a cidade e que tem como tema central a inovação e investimento. A nível desportivo e depois de toda a polémica à volta do Sporting, é dia de perceber como é que os mercados reagem à assembleia geral de obrigacionistas que teve lugar este domingo.

 

Que comportamento tiveram as taxas de juro do crédito à habitação? O INE dá a resposta

A taxa de juro implícita do crédito à habitação subiu ligeiramente em março, tendo atingido os 1,025%, o valor mais elevado desde janeiro de 2017. Como terá sido o comportamento no mês de abril? A resposta será dada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no relatório sobre as taxas de juros implícitas do crédito à habitação que será conhecido esta segunda-feira.

Banco de Portugal divulga vários indicadores económicos

É um dia em cheio para a instituição liderada por Carlos Costa com a publicação de vários indicadores económicos. Para além das estatísticas da balança de pagamento referentes ao mês de março, o Banco de Portugal vai divulgar também as estatísticas da posição de investimento internacional para os três primeiros meses do ano, e ainda os indicadores económico-financeiros das empresas não financeiras privadas para o ano de 2016.

Membros da Comissão de Inquérito às rendas de energia conhecidos hoje

Os grupos parlamentares têm até ao final da tarde desta segunda-feira para indicarem ao presidente da Assembleia da República os deputados que vão compor a comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade. O pedido da constituição da CPI surgiu pela mão do BE e foi aprovado na Assembleia da República, por unanimidade. Tomada de posse marcada para dia 23 de maio.

Sporting e as reações à assembleia geral de obrigacionistas

O Sporting continua na ordem do dia. As atenções estão agora centradas na reação que o mercado terá, depois do jogo da Taça de Portugal, do qual o Sporting saiu derrotado por 1-2 frente ao Desportivo das Aves, e sobretudo da Assembleia Geral de Obrigacionistas, onde a pretensão de Bruno de Carvalho de adiar o reembolso de 30 milhões de euros para novembro foi aprovada.

Inovação e investimento marcam semana de Economia em Braga

Arranca, esta segunda-feira, em Braga a terceira edição da Semana de Economia. O evento promovido pela InvestBraga envolve o tecido empresarial da região e pretende demonstrar as potencialidades da cidade para captar investimento. Para além dos empresários da região, os diversos eventos que marcam a semana vão contar com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião