ARC melhora perspetiva de Portugal para positivo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Maio 2018

A agência liderada por José Poças Esteves afirma que só subirá o rating se o Governo mantiver os esforços e não surjam "surpresas negativas" na reestruturação da banca nacional.

A ARC Ratings melhorou a perspetiva do rating português de “estável” para “positivo”, mantendo o nível em ‘BBB-‘, ou seja, num grau de investimento. A agência enuncia as melhorias na economia nacional e no setor bancário, a “vontade e capacidade” do Governo para ir para além das metas e a prioridade dada à consolidação fiscal e à redução da dívida como justificações para esta decisão.

A agência, formada em resultado da fusão de várias agências mundiais entre elas a Companhia Portuguesa de Ratings, afirma em comunicado que a mudança na perspetiva se deu devido “às melhorias continuadas nas previsões económicas, no perfil de crescimento e nos níveis de desemprego“, acrescentando ainda a “vontade e capacidade do Governo de ir para além das suas metas de consolidação fiscal”.

Ainda assim, as melhorias notadas não são ainda suficientes para que o nível de rating seja melhorado, uma vez que esta operação “estará muito dependente da capacidade do Governo de manter o equilíbrio entre as metas fiscais e económicas fundamentais e os crescentes pedidos de alívio da austeridade”.

A agência liderada pelo economista português José Poças Esteves afirma ainda que essa decisão só será tomada se se observar “a ausência de surpresas negativas no processo de reestruturação do setor bancário”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ARC melhora perspetiva de Portugal para positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião