Hoje nas notícias: Patrões, Tranquilidade e Parvalorem

  • ECO
  • 28 Maio 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O novo ciclo de medição das emissões poluentes deve resultar no aumento dos preços dos carros novos, alertam as marcas automóveis. A Tranquilidade é uma das visadas no cartel dos seguros, mas não espera coimas. No trabalho, os patrões estão a contar com Rui Rio para fechar acordo laboral e um novo estudo português conclui que as mulheres ganham sempre menos que os homens, da base ao topo. O Bando de Portugal vai voltar a fiscalizar créditos “escondidos” na Parvalorem.

Tranquilidade visada no cartel dos seguros

A Seguradoras Unidas — antiga Tranquilidade — é uma das companhias visadas pelo processo de contraordenação que está a ser investigado pela Autoridade da Concorrência (AdC). O inquérito está a decorrer, não havendo ainda nenhuma conclusão publicada. “A empresa estima que não venha a ocorrer a aplicação de uma coima no referido processo pois tal não é antecipado pelos assessores jurídicos a acompanhar esta matéria”, sublinha, neste quadro, a Seguradoras Unidas. A entidade adianta ainda que está a colaborar “plenamente” com a ADC no processo em causa. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Patrões esperam que PSD viabilize no Parlamento acordo laboral da concertação

Ainda que insatisfeitos com as propostas de alteração à lei laboral apresentadas pelo Governo, a semana passada, os patrões contam agora com os partidos da direita para que um eventual acordo de concertação social passe no Parlamento. Apesar de não estarem completamente contentes, os responsáveis reconhecem que houve uma evolução positiva nas propostas do Executivo e adiantam que têm a expectativa de que o partido de Rui Rio dê luz verde ou se abstenha em relação a estas medidas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Banco de Portugal fiscaliza crédito “escondido” na Parvalorem

O Banco de Portugal vai voltar a fiscalizar o crédito do antigo Banco Português de Negócios que o Estado transferiu, em 2012, para a Parvalorem (entidade criada para gerir ativos tóxicos). A nova análise foi marcada depois de um crédito vivo de 20 milhões de euros concedido à Cofina ter escapado ao supervisor. O BdP justifica a falha com o método de avaliação da carteira da Parvalorem: a análise é feira por amostragem. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Carros novos vão ser mais caros já em setembro

Em setembro, entra em vigor um novo ciclo de medição das emissões poluentes. As marcas automóveis alertam que a nova norma europeia ameaça agravar, em alguns casos em milhares de euros, o preço dos carros. Nesse quadro, o crescimento das vendas de automóveis pode vir travar, avisam as fabricantes. Além disso, as empresas receiam que o Orçamento do Estado para 2019 não promova a neutralidade fiscal pedida pela Comissão Europeia. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Mulheres ganham menos, em todas as profissões

Da base ao topo, dos cargos não qualificados à direção, são elas que ganham menos. “Os homens ganham sempre mais do que as mulheres”, em todas as categorias profissionais e fases da carreira, conclui o estudo “Igualdade de género ao longo da vida: Portugal no contexto europeu”, coordenado pela socióloga Anália Torres, feito por investigadores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Na categoria dos gestores, dirigentes e diretores e no que diz respeito a profissionais entre os 30 e os 49 anos de idade, a diferença mensal ronda os 600 euros. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Patrões, Tranquilidade e Parvalorem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião