S&P corta rating do Deutsche Bank para terceiro nível acima de “lixo”

A agência de notação financeira considera que o plano de reestruturação do banco alemão é mais profunda do que aquilo que esperava. Investidores não parecem valorizar. Ações valorizam mais de 3%.

Ainda mal se sentou na cadeira como CEO do Deutsche Bank e Christian Sewing já vê questionada a sua capacidade de levar o banco germânico em dificuldade a bom porto. A Standard & Poor’s cortou o rating de crédito do maior banco alemão, para o terceiro nível acima de “lixo”, justificando a decisão com as reticências que tem sobre a capacidade da nova gestão em assegurar que o Deutsche Bank regresse ao caminho dos lucros. Para já, as ações parecem passar ao lado deste corte.

De acordo com a Bloomberg, a agência de notação financeira norte-americana reduziu a notação financeira do Deutsche Bank de A- para BBB+, citando “significativos riscos de execução” após várias alterações e atualizações do plano estratégico da instituição financeira no últimos anos. A Standard & Poor’s considera ainda que a reestruturação do banco é mais profunda do que aquilo que esperava.

“A atualização da estratégia do Deutsche Bank visa uma reestruturação do modelo de negócio mais profunda face ao que antes esperávamos”, refere a nota da S&P, acrescentando que as medidas “duras” que a gestão do banco alemão está a implementar vão colocar a rendibilidade do banco abaixo dos pares do setor durante um período longo.

A decisão da S&P, que acontece um dia depois de os reguladores norte-americanos terem colocado o Deutsche Bank na lista de bancos problemáticos, poderá aumentar os custos de financiamento do banco.

Entretanto, numa carta enviada aos funcionários, o CEO do Deutsche Bank disse que a força financeira da instituição “não está em causa”. Os investidores parecem concordar com Christian Sewing, com as ações do Deutsche Bank a valorizarem mais de 3% na bolsa de Frankfurt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P corta rating do Deutsche Bank para terceiro nível acima de “lixo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião