Fujifilm exige indemnização de 860 milhões de euros à Xerox

Pressionada por dois dos seus acionistas, a Xerox cancelou o acordo de fusão entre a Fujifilm e a Fuji Xerox, uma join venture com 56 anos de existência.

A Fujifilm entrou com uma ação judicial contra a americana Xerox, exigindo uma indemnização de mais de mil milhões de dólares (861,8 milhões de euros) por esta ter cancelado um processo de fusão entre ambas “sem motivos legítimos”, pressionada por dois dos seus acionistas.

O processo deu entrada esta segunda-feira, de acordo com o Expansión (conteúdo em espanhol), no tribunal federal de Nova Iorque, no qual a empresa japonesa alega que a Xerox “violou o acordo com a decisão unilateral de o terminar sem motivo legítimo”, lê-se no comunicado. O acordo incluía a fusão entre a Xerox e a Fuji Xerox, uma empresa de impressoras e fotocopiadoras existente há 56 anos, cujo capital passaria a ser detido maioritariamente pelos chineses.

O acordo foi fechado em janeiro deste ano, tendo a Fujifilm sempre “negociado de boa-fé os preços de mercado para chegar a um compromisso com base em avaliações justas”, no entanto, a transação avaliada em cerca de 6,1 mil milhões de dólares (5,1 mil milhões de euros) foi cancelada em meados de maio pela empresa norte-americana, que alega agora ter pedido à Fujifilm uma renegociação de acordo para “obter melhores condições”.

A empresa chinesa continua a reiterar que esta fusão é a “única solução correta” que trará benefício aos acionistas de ambas, mas da parte da Xerox parece não haver concordância. De acordo com o jornal espanhol, dois acionistas da empresa norte-americana entraram com uma ação judicial em abril para bloquear o acordo, tendo o juiz acedido ao pedido. No entanto, a Fujifilm vai recorrer dessa decisão, defendendo que o destino da empresa não pode ser decidido por apenas dois acionistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fujifilm exige indemnização de 860 milhões de euros à Xerox

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião