Investidores estrangeiros fogem da Catalunha e apostam em Madrid

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Junho 2018

A tendência não é comum a todo o território espanhol, sendo que em Madrid investiu-se mais 81,3% que no período homólogo. Na Catalunha caiu 61,7%.

No primeiro trimestre deste ano, a economia catalã recebeu menos 556,58 milhões de euros de investimento estrangeiro do que tinha recebido nos mesmo período do ano passado, altura em que o movimento independentista ainda se tinha manifestado. Representa uma queda de 61,7%.

Como aponta esta quinta-feira o Expansión, a tendência não é comum a todo o território espanhol sendo que, no mesmo período, Madrid recebeu mais 81,3% de investimento — ou seja, mais de dois mil milhões de euros — que no período homólogo.

Ainda assim, as fortes quebras no investimento em território catalão, mas também no País Basco fizeram com que o total de investimentos em Espanha tenha caído 236 milhões de euros neste período.

Em reação a estes números, a conselheira do Governo catalão para as empresas, Àngels Chacón, tentou minimizar a sua importância, considerando que não se pode ser fatalista. “Temos visto que todas as informações negativas e pessimistas têm sido corrigidas”, apontou.

Comentários ({{ total }})

Investidores estrangeiros fogem da Catalunha e apostam em Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião