Proteção Civil sugere número da Glassdrive em SMS de emergência

  • ECO e Lusa
  • 2 Agosto 2018

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, disse que se tratou de um “lapso lamentável”, um erro que foi "imediatamente corrigido".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) enviou esta manhã uma mensagem para as pessoas no distrito de Beja e Faro a alertar para o risco de emergência extremo de incêndio rural nestas localidades com um número errado para o contacto de emergência em caso de incêndio. Em vez do número da Proteção Civil, era sugerido, por lapso, o contacto Glassdrive, uma empresa especialista na reparação de vidros nos automóveis.

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, disse que se tratou de um “lapso lamentável”, um erro que foi “imediatamente corrigido” pela ANPC e que motivou “um pedido de desculpa” à empresa que foi envolvida no processo e aos cidadãos dos distritos de Beja e Faro.

O governante esclareceu que, de imediato, foi enviada uma mensagem com o número de contacto correto, o 800246246.

José Artur Neves referiu ainda que o SMS foi enviado para um universo de um milhão e 350 mil pessoas e que, nas duas primeiras horas, foram entregues 89% dessas mensagens. “Na primeira hora foram entregues 75% dessas mensagens. Significa que, ao fim de duas horas, apenas 11% não receberam, porventura aqueles que não tinham o telemóvel ligado, ou estavam sem rede ou sem carga”, salientou. Respondendo, assim, uma vez mais à notícia publicada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias (acesso pago), que escreve que estes SMS de emergência demoram, em média 12 horas a chegar aos destinatários.

O secretário de Estado falava aos jornalistas no centro de meios aéreos de Vila Real, onde regressaram esta quinta-feira os dois aviões que estiverem a ajudar a combater os incêndios na Suécia.

Portugal continental está debaixo de calor extremo a partir de hoje, e até domingo, com 11 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido a um anticiclone que transporta ar quente do norte de África.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o “período excecional de calor” prolonga-se até domingo, com a temperatura máxima do ar, “em grande parte do território do continente”, a registar valores da ordem dos 40ºC, com exceção da costa algarvia, que terá máximas ligeiramente mais baixas, entre 30ºC e 35ºC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil sugere número da Glassdrive em SMS de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião