Minutas da Fed mostram que juros devem subir em breve nos EUA

  • ECO
  • 22 Agosto 2018

Os dirigentes dos bancos centrais dos Estados Unidos mostraram-se favoráveis a uma subida de juros. Sublinharam ainda que uma guerra comercial é a maior ameaça ao sucesso económico.

Os dirigentes da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos estão preocupados com a ameaça de uma guerra comercial sobre a economia dos Estados Unidos, e anteveem uma subida de juros em breve, revelaram as minutas da reunião de 31 de julho e 1 de agosto da Fed, divulgadas esta quarta-feira.

As minutas, noticiadas pela Reuters, demonstram que os membros da Fed estão confiantes de que o crescimento económico forte se irá manter, prevendo mesmo que poderão subir as taxas de juro em breve. “Muitos participantes [na reunião] sugeriram que se os dados que se avizinham continuarem a dar bases às atuais previsões económicas, em breve deverá ser apropriado tomar mais um passo em remover as facilitações de política monetária“, lê-se no documento.

Uma das principais preocupações dos membros do comité da Fed, liderada por Jerome Powell, é a aplicação de tarifas por Donald Trump, afetando vários setores da economia.

Na minuta, lê-se que “todos os participantes apontaram para as recentes discórdias comerciais e medidas propostas como uma fonte significativa de incerteza e riscos”.

Os investidores antecipam que a Fed venha a aumentar as taxas de juro em setembro, e novamente em dezembro. Após a divulgação das minutas, os títulos da dívida dos Estados Unidos continuaram a negociar sem grande alteração, indicando que os investidores não receberam notícias de que não estivessem à espera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Minutas da Fed mostram que juros devem subir em breve nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião