A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Sindicato do banco público protesta contra a denúncia do Acordo Empresa. A greve deverá encerrar muitos balcões em todo o país, antecipa o presidente do STEC. Administração desvaloriza impacto. O Banco Central Europeu prefere dar a liderança do Mecanismo Único de Supervisão a uma mulher. Fontes ouvidas pela Bloomberg indicam Elisa Ferreira como potencial sucessora de Danièle Nouy.

Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) estão em greve esta sexta-feira, numa ação protesto convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) contra a denúncia dos Acordos Empresa por parte da administração liderada por Paulo Macedo. Não estranhe se o seu balcão habitual se encontrar de portas fechadas durante todo o dia. Mas saiba que tem alternativas que o poderão ajudar a ultrapassar maiores dificuldades com a greve.

O Banco Central Europeu (BCE) prefere que as rédeas do seu mecanismo de supervisão fiquem nas mãos de uma mulher, avança a Bloomberg. As candidaturas a esse organismo terminam esta sexta-feira, mas fontes próximas da decisão já apontam a portuguesa Elisa Ferreira, atual vice-governadora do Banco de Portugal, e a irlandesa Sharon Donnery como potenciais sucessoras de Danièle Nouy.

A Deloitte reabriu as contas de 2015 do Haitong (aprovadas pela KPMG) para “corrigir erros” contabilísticos, adianta o Jornal de Negócios (acesso pago). No relatório, explica-se que foram agora reconhecidas imparidades que a anterior administração — liderada por José Maria Ricciardi — não tinha inscrito, o que fez quase triplicar os prejuízos registados pelo banco nesse ano. O candidato à presidência leonina salienta que esta mudança se deve à alteração do modelo de negócio da nova gestão. Por sua vez, o conselho fiscal já elogiou a “regularização”.

O processo de venda do Fundo Imobiliário da Herdade da Comporta foi relançado e, para já, o consórcio Vanguard Properties, do francês Claude Berda, e Amorim Luxury, de Paula Amorim, já entregou à sociedade gestora Gesfimo uma declaração — denominada de “waiver” — a abdicar de possíveis contestações a factos ocorridos no processo de venda anterior e que acabou por falhar, condição essencial para vir a poder participar no novo concurso, apurou o ECO junto de fontes que conhecem o processo.

Os preços dos combustíveis vão subir a partir da próxima segunda-feira. Tanto o custo do gasóleo como o da gasolina deverão avançar meio cêntimo, segundo cálculos de uma fonte do setor, avançados ao ECO. A subida reflete o comportamento positivo do preço do petróleo esta semana nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião