Brasil está a perder milionários. E Portugal é o destino favorito

Pelo terceiro ano, o Brasil foi um dos dez países que mais milionários viu emigrar. Insegurança e instabilidade foram fatores determinantes e Portugal é o destino no topo das preferências.

O Brasil é um dos países com mais fuga de milionários para o estrangeiro — e Portugal é apontado como um dos destinos favoritos. Esta é uma das conclusões do ranking anual elaborado pela consultora New World Wealth, no qual o Brasil figura pelo terceiro ano consecutivo na lista dos dez países em que mais milionários decidiram emigrar e levar com eles as respetivas fortunas.

De acordo com a BBC Brasil, cerca de 2.000 pessoas detentoras de mais de um milhão de dólares em ativos fizeram as malas e abandonaram o país em 2017. Estima-se que, desde 2015, 12.000 milionários brasileiros tenham abandonado o país de origem. O fenómeno social tem contornos negativos e, geralmente, sinaliza que algo não vai bem na economia e na política, refere o relatório, elaborado em parceria com o AfrAsia Bank.

Os dados fazem do Brasil o sétimo país com mais fuga de milionários em 2017. No início deste mês, uma reportagem do The Wall Street Journal (acesso pago) apontava o clima de insegurança e a instabilidade política e económica como fatores determinantes na saída de pessoas com grandes fortunas do Brasil para países estrangeiros.

Certo é que Portugal é cada vez mais visto como o destino mais procurado por estes indivíduos. Segundo o relatório Global Wealth Report Review 2018, a maioria dos milionários brasileiros que deixaram o país em 2017 escolheu Portugal como destino, seguindo-se os Estados Unidos e Espanha. São Paulo foi a cidade que registou a maior fuga, onde tem sido patente uma degradação da segurança pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brasil está a perder milionários. E Portugal é o destino favorito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião