5 coisas que vão marcar o dia

Standard & Poor's revê rating da dívida lusa. Ricardo Ferreira vai à AR e António Costa ao Parlamento Europeu. Eurostat divulga dados sobre comércio internacional.

Esta sexta-feira é dia da segunda revisão anual do rating da dívida portuguesa pela Standard & Poor’s. O dia ficará ainda marcado pela ida de Ricardo Ferreira à Assembleia da República e pela intervenção do primeiro-ministro no Parlamento Europeu. Esta manhã, o Eurostat deverá divulgar os dados sobre o comércio internacional (particularmente importante numa altura em que as pressões comerciais abundam) e o presidente da Mutualista do Montepio vai participar num debate sobre o sistema financeiro português.

Standard & Poor’s revê rating da dívida lusa

A Standard & Poor’s deverá pronunciar-se, esta sexta-feira, sobre a revisão do rating da dívida portuguesa. Em março, agência de notação financeira norte-americana decidiu manter o rating luso na classificação de BBB- e a perspetiva em estável. Na altura, a S&P explicou que para haver uma subida de notação, Portugal teria de reduzir a dívida pública mais rapidamente ou conseguir melhorias mais significativas na estabilidade financeira.

Ricardo Ferreira ouvido no Parlamento

O diretor do Departamento de Regulação e de Concorrência da EDP, Ricardo Ferreira, vai ser ouvido, esta sexta-feira, no Parlamento. O antigo assessor dos ministros Carlos Tavares e Álvaro Barreto vai responder às questões dos deputados, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade. Recorde-se que, no início de junho, a Procuradoria-Geral da República confirmou que foram já constituídos quatro arguidos, no quadro do caso dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Em cima da mesa estão suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio. Ferreira está implicado neste dossiê, uma vez que trabalhou no desenho dos CMEC.

Primeiro-ministro no Parlamento Europeu

O primeiro-ministro português António Costa vai, esta sexta-feira, ao Parlamento Europeu debater o futuro da Europa. A sessão plenária será presidida por Antonio Tajani e ficará ainda marcada pela votações sobre o futuro das relações entre a União Europeia e o Reino Unido.

Presidente da Mutualista do Montepio em debate

O presidente da Associação Mutualista do Montepio, António Tomás Correia, vai participar, esta sexta-feira, num debate promovido pelo American Club of Portugal. O evento deverá acontecer no Hotel DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, no Saldanha, em Lisboa e terá como tema principal “a economia social e o sistema financeiro em Portugal”.

Como anda o comércio internacional?

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulga os dados sobre o comércio internacional relativos ao mês de julho. No primeiro semestre, apesar das tarifas aduaneiras impostas pelos norte-americanos, as exportações europeias para os Estados Unidos cresceram quase 4%. Por outro lado, as importações de produtos norte-americanos caíram mais de 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião