Alívio na tensão comercial anima bolsas. BCP puxa por Lisboa

O banco liderado por Miguel Maya subiu mais de 1%, puxando pela bolsa. O retalho também brilhou, nomeadamente a Sonae, após dar novos detalhes sobre o IPO da Sonae MC.

A praça portuguesa encerrou em alta, avançando pela terceira sessão consecutiva, impulsionada pelo BCP e pelo setor do retalho. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva do resto da Europa, numa altura em que os investidores seguem animados com o alívio das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

O PSI-20 fechou a subir 0,22%, para os 5.373,06 pontos, com oito cotadas em queda, duas inalteradas e oito em alta, com o banco liderado por Miguel Maya em destaque.

A contribuir para este movimento esteve, sobretudo, o BCP, que somou 1,6%, para os 25,3 cêntimos por ação. Esta valorização segue-se à subida de 3,68% já registada na sessão anterior.

BCP puxa pela bolsa de Lisboa

Com ganhos superiores a 1% terminaram também a Navigator, que avançou 1,16%, para os 4,36 euros por ação, e a Jerónimo Martins, que encerrou com um ganho de 1,08%, para os 13,15 euros.

No retalho, o destaque foi para a Sonae, que formalizou a intenção de entrar em bolsa com a Sonae MC, o seu negócio de retalho, uma operação que deverá acontecer ainda este ano. A Sonae acabou por encerrar a sessão a subir 0,74%, para os 95,9 cêntimos por ação, isto depois de ter disparado quase 5% no dia anterior.

A impedir maiores subidas esteve o setor energético, com a Galp Energia a recuar 0,46%, para os 16,25 euros, e a EDP a perder 0,31%, para os 3,24 euros. Também a REN encerrou em baixa, a cair 0,98%, para os 2,43 euros por ação.

No resto da Europa, o dia também foi de ganhos. O Stoxx 600 valorizou em torno de 0,3%, numa sessão em que se destacam as praças francesa e alemã, ambas a registarem subidas à volta de 0,5%. Isto depois de, esta quarta-feira, o Presidente norte-americano ter mostrado disponibilidade para negociar o fim da guerra comercial com a China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alívio na tensão comercial anima bolsas. BCP puxa por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião