Hoje nas notícias: passes, sindicatos e Tancos

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os gastos do Estado estão na ordem do dia. Por um lado a dimensão das despesas com os reformados da banca, e por outro os gastos futuros com os aumentos para a Função Pública, inferiores ao pedido dos sindicatos. Além disso, os cofres do Estado também vão ter de suportar outra medida já anunciada: um pacote de descontos para os passes sociais. Estas e outras notícias marcam as manchetes nacionais.

Governo prepara pacote de descontos nos passes

As famílias residentes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto vão passar a pagar, a partir de 2019, no limite dois passes para circularem nos transportes públicos. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que fala ainda na criação de um passe família que está a ser preparado pelo Governo no âmbito do Orçamento do Estado e que poderá permitir poupanças mensais acima de 100 euros. O Jornal de Notícias explica ainda que as crianças até 12 anos deixam de pagar nos transportes públicos. Leia as notícias completas no Correio da Manhã e no Jornal de Notícias. (acesso pago)

Reformados da banca custam 500 milhões por ano ao Estado

O Estado já gastou 55% dos fundos que a banca transferiu para o Estado, em 2011, com o objetivo de ajudar a cumprir a meta do défice nesse ano. Mas se na altura a medida foi positiva para as contas públicas, agora, a gastar cerca de 500 milhões de euros por ano a pagar as pensões dos reformados do setor, a opção revela-se um risco. Além disso, se fossem utilizados critérios mais atualizados, os bancos deveriam ter transferido pelo menos mais mil milhões de euros para os cofres do Estado. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Aumentos para a Função Pública são um décimo do pedido dos sindicatos

As propostas iniciais que o Governo apresentou para aumentar os salários da Função Pública projetam três cenários, e em qualquer um deles a subida não representa um custo superior a 50 milhões de euros, no que é uma subida de 0,2%. Já os sindicatos pedem aumentos entre 3% e 4%, que se traduzem em gastos entre os 615 e os 820 milhões de euros, dez vezes acima do previsto pelo Governo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

CDS pede Comissão de Inquérito para Tancos

O partido centrista já tinha anunciado a sua intenção, e avançou agora com o pedido para abrir uma Comissão de Inquérito relativa ao roubo de armamento militar em Tancos. Para o CDS, é necessário apurar as responsabilidades políticas, e obter esclarecimentos relativamente aos “factos, atos e omissões” do Governo em relação ao caso. Leia a notícia completa na TSF.

Ministério Público: Pinho foi “avençado do GES/BES”

No auto de interrogatório do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) são expostas as ligações entre Ricardo Salgado e Manuel Pinho. Em troca de um pagamento de 5,8 milhões de euros, o ex-ministro da Economia terá tomado decisões que beneficiavam o Grupo Espírito Santo (GES)/Banco Espírito Santo (BES), relativas por exemplo à compra de uma concessionária rodoviária e a licenciamentos especiais para herdades. Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: passes, sindicatos e Tancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião