Nobel da Química atribuído a dois norte-americanos e um britânico pelo desenvolvimento de proteínas

  • Lusa
  • 3 Outubro 2018

Os prémios deste ano foram atribuídos pela utilização dos princípios da evolução para desenvolver proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade.

O prémio Nobel da Química 2018 foi esta quarta-feira atribuído a dois norte-americanos e a um britânico pela utilização dos princípios da evolução para desenvolver proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade, anunciou a academia sueca.

O prémio deste ano foi atribuído metade à norte-americana Frances H. Arnold e a outra metade em conjunto ao norte-americano George P. Smith e ao britânico Gregory P. Winter, disse Göran K. Hansson, secretário-geral da academia, durante o comité do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

“Os premiados de Química deste ano assumiram o controlo da evolução e usaram os mesmos princípios — mudança genética e seleção –, para desenvolver proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade“, escreveu a instituição no Twitter.

O prémio Nobel da Química, com um valor pecuniário de nove milhões de coroas (870 mil euros), é o terceiro destes galardões a ser anunciado, seguindo-se, nos próximos dias, os da Paz e da Economia.

Na segunda-feira, o Nobel da Medicina foi atribuído ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo pelas suas descobertas sobre o papel do sistema imunitário no tratamento do cancro e na terça-feira o Nobel da Física 2018 foi hoje atribuído ao norte-americano Arthur Ashkin e a segunda metade em conjunto ao francês Gérard Mourou e à canadiana Donna Strickland, pelas suas invenções no campo da física do laser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nobel da Química atribuído a dois norte-americanos e um britânico pelo desenvolvimento de proteínas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião