5 coisas que vão marcar o dia

A discussão da "lei da Uber" no Parlamento é um dos temas em destaque no mesmo dia em que é divulgada a Síntese Económica de Conjuntura, encerra a Cimeira Europeia e decorre a greve do Metro de Lisboa

A “lei da Uber” volta ao Parlamento para serem discutidas propostas de alteração ou da respetiva revogação, num dia em que também será possível medir o pulso à economia portuguesa na divulgação da Síntese Económica de Conjuntura e em que os 28 Estados da UE reúnem-se em Conselho Europeu para discutir as migrações. Por cá, debate-se também o Orçamento do Estado de 2019 com o Porto a acolher uma conferência que conta com a presença do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Conte ainda com a paragem do Metro de Lisboa entre as 6h00 e as 10h00 devido à greve dos trabalhadores.

Parlamento discute revogação da “lei da Uber”

Nesta quinta-feira, a “lei da Uber” volta a estar na ribalta. O Parlamento discute três propostas de alteração e duas de revogação da lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros. As propostas de alteração são da responsabilidade do partido ecologista Os verdes. O plenário discute também dois projetos de lei do PCP e do BE, que pretendem revogar a lei ainda antes de esta entrar em vigor, a 1 de novembro.

Como vai o clima da economia?

Depois de ter apresentado uma estabilização no pico do verão, esta quinta-feira será a vez de saber qual foi a evolução da economia portuguesa no mês de setembro. O Instituto Nacional de estatística (INE) divulga a Síntese Económica de Conjuntura, que inclui o indicador de atividade económica e o indicador de clima económico relativo a Portugal.

Orçamento de 2019 em debate

O Orçamento do Estado do próximo ano é discutido nesta quinta-feira mais a Norte do país. O Campus Foz da Católica no Porto acolhe a conferência “Orçamento do Estado 2019” que conta com a presença de António Mendonça Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. O evento começa às 8h30.

Cimeira do Euro em Bruxelas. António Costa presente

Os chefes de Estado e de Governo da UE estão reunidos nesta quinta-feira em Conselho Europeu. António Costa é um dos representantes dos 28 Estados-Membros, num dia em que o principal assunto em agenda volta a ser a questão das migrações. É expectável que o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que ocupa a presidência rotativa da UE, apresente os avanços registados na reforma da política de asilo desde a cimeira informal de Salzburgo, em setembro.

Há greve no Metro de Lisboa

Esta quinta-feira, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estão em greve, reivindicando aumentos salariais superiores aos propostos pela administração. Esta greve parcial afeta a operação do Metro entre as 06h00 e as 09h30, a que se juntam os trabalhadores administrativos entre as 10h00 e as 12h30. A empresa entretanto anunciou que prevê iniciar o serviço de transporte a partir das 10h00 de hoje.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião