Não há duas sem três. Bolsa de Lisboa avança apesar da queda de 3% do BCP

Praça nacional conseguiu contrariar pressão negativa do exterior. Ações da Nos continuam a manifestar-se em alta. Mau desempenho do BCP quase derrubou o PSI-20.

A bolsa nacional avançou pela terceira vez seguida à boleia do bom desempenho da Nos e vai já no ciclo mais prolongado de ganhos num mês. Os ganhos no PSI-20 não foram maiores porque o BCP teve um mau dia: as ações derraparam quase 3%. Ainda assim, Lisboa contrariou o sentimento negativo lá fora.

O principal índice português avançou 0,06% para 5.060,36 pontos, com as ações da Nos a subirem 2,53%. Os analistas têm associado a valorização da operadora liderada por Miguel Almeida a uma correção técnica do título. Também os pesos pesados Galp e Jerónimo Martins avançaram com ganhos de 0,42% e 0,07%, respetivamente.

Do lado positivo, destaque ainda para os CTT: os títulos valorizaram 0,24% no dia em que a empresa anunciou um plano de modernização e investimento de 40 milhões de euros.

Nem tudo foi positivo em Lisboa, que até conseguiu contrariar o movimento negativo europeu. Isto porque as ações do BCP estiveram sob pressão vendedora e fecharam a cair 2,77% para 0,228 euros. Esta quinta-feira, o CEO do Millenium Bank (o banco polaco do BCP) disse que pretende pagar dividendos com base nos resultados deste ano, o que poderá ajudar a casa-mãe a ir no mesmo sentido.

BCP sob pressão

No panorama internacional, a sessão acabou por ser sobretudo penalizadora para as praças de Milão e de Madrid, por razões distintas. O italiano FTSE-Mib cedeu 1,89% numa altura em que o Orçamento do Estado apresentado por Roma levanta sérias dúvidas a Bruxelas. Já o espanhol IBEX-35 perdeu 1,20%, com a banca a ser altamente pressionada depois de o Supremo Tribunal ter decretado que serão as instituições financeiras e não os clientes a assumirem os encargos relativos ao imposto de selo de registo de um contrato hipotecário.

Entretanto, o principal índice do Velho Continente, o Stoxx 600, caiu 1,71%.

(Notícia atualizada às 17h02)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não há duas sem três. Bolsa de Lisboa avança apesar da queda de 3% do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião