Depois de Soros, Clinton e Obama também recebem engenhos explosivos por correio. Sede da CNN foi evacuada

Foram descobertos explosivos em correio enviado a Barack Obama e Hillary Clinton. São semelhantes ao encontrado esta semana na casa de George Soros. CNN foi evacuada devido a um "pacote suspeito".

As autoridades norte-americanas estão em alerta esta quarta-feira depois de terem sido enviados potenciais engenhos explosivos a várias figuras proeminentes, incluindo Barack Obama e Hillary Clinton. A sede da CNN foi evacuada devido à descoberta de um “pacote suspeito” e de um envelope com pó branco. Numa conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Nova Iorque falou em “ato de terror”.

A emissão da CNN foi interrompida em direto esta quarta-feira, precisamente no momento em que era dada a notícia dos engenhos enviados aos dois políticos norte-americanos. O edifício Time Warner Center — localizado junto à zona sul do Central Park (Manhattan, Nova Iorque) e que serve de sede à cadeia televisiva — foi evacuado na sequência da descoberta de um “pacote suspeito” no edifício e de um envelope com pó branco, presumivelmente “antrax”.

O gabinete de Deborah Wasserman Schultz, membro da Câmara dos Representantes eleita pelo Estado de Florida, também foi evacuado devido à presença de um “pacote suspeito” que chegou por correio. O pacote estava originalmente endereçado a Eric Holder, ex-Procurador Geral dos Estados Unidos, de acordo com a CNN.

Também o gabinete da senadora democrata Kamala Harris na Califórnia foi evacuado esta quarta-feira após ter sido detetada a presença de um “pacote suspeito” perto do edifício, anunciou a porta-voz, Lily Adams, no Twitter.

Todos estes casos surgiram depois de ter sido noticiada a descoberta de engenhos explosivos enviados por correio esta quarta-feira ao ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, e à ex-secretária de Estado, Hillary Clinton. Além disso, na segunda-feira, a imprensa internacional deu conta da descoberta de um potencial engenho explosivo na casa de George Soros, multimilionário norte-americano.

CNN evacuada em direto

Um vídeo partilhado no Twitter por Andrew Kaczynksi, jornalista da CNN, mostra o momento em que os apresentadores do canal são interrompidos pelo alarme do edifício. A evacuação do edifício deu-se após este momento.

A CNN transmitiu em direto o aparato em frente ao edifício da Time Warner. O canal citou três fontes que garantiram que o “pacote suspeito” enviado à CNN tinha como destinatário o ex-diretor da CIA, John O. Brennan. Não é evidente a relação entre Brennan e o edifício que serve de morada à estação noticiosa norte-americana. Entretanto, o suposto engenho explosivo foi removido do edifício, presumivelmente para ser detonado pelas autoridades numa zona segura.

A CNBC também tinha avançado, com base em informação da CNN, que um outro “pacote suspeito” teria sido intercetado esta quarta-feira antes de chegar à Casa Branca. No entanto, as autoridades já desmentiram esta informação.

Clinton e Obama receberam engenhos explosivos

Dois potenciais engenhos explosivos foram encontrados esta quarta-feira em correio enviado para Barack Obama e Hillary Clinton. Os engenhos são semelhantes ao que foi descoberto esta segunda-feira na casa do multimilionário George Soros. A notícia foi avançada pelo The New York Times (acesso condicionado), que cita fonte das forças de segurança norte-americanas.

O jornal refere que não se sabe, concretamente, onde é que os engenhos em causa foram encontrados. Sabe-se, no entanto, que uma das potenciais ameaças foi descoberta esta quarta-feira de manhã por um técnico que verifica o correio endereçado à ex-secretária de Estado Hillary Clinton e que um outro engenho do mesmo tipo foi, depois, descoberto no correio remetido a Barack Obama.

Numa conferência de imprensa, Hillary Clinton garantiu que a família “está bem”. “Estamos bem, graças aos homens e mulheres dos Serviços Secretos que intercetaram o pacote que nos enviaram, muito antes de chegar à nossa casa”, afirmou. Segundo a CNN, o engenho foi encontrado nas proximidades da casa da família Clinton.

Estas ocorrências surgem na mesma semana em que foi encontrado um outro potencial engenho explosivo na casa do multimilionário George Soros, na zona norte de Nova Iorque. De acordo com o mesmo jornal, o engenho era composto por um pedaço de tubo de 15 centímetros cheio de pólvora e terá sido semelhante aos que foram encontrados esta quarta-feira no correio endereçado a Barack Obama e a Hillary Clinton.

No caso de Soros, o engenho foi detonado “proativamente” por uma brigada de desarmamento da polícia dos EUA. Desconhecem-se os motivos ou responsáveis por detrás destes casos.

Casa Branca condena “atos desprezíveis” contra Clinton e Obama

Em reação a estes casos, a Casa Branca condenou os “atos desprezíveis” visando o ex-casal presidencial Bill e Hillary Clinton e o ex-Presidente Barack Obama, após a interceção esta quarta-feira de pacotes suspeitos, com potenciais engenhos explosivos, endereçados aos antigos governantes. “Estes atos horríveis são desprezíveis, quem quer que sejam os responsáveis serão responsabilizados em toda a extensão da lei”, declarou a porta-voz da Presidência norte-americana, Sarah Huckabee Sanders.

A porta-voz do Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que as forças de segurança norte-americanas estão a tomar todas as medidas necessárias para proteger qualquer pessoa ameaçada. “Os serviços secretos dos Estados Unidos e outras agências estão a investigar e a tomar todas as medidas apropriadas para proteger qualquer pessoa ameaçada por estes cobardes”, reforçou.

Mais tarde, durante uma conferência de imprensa, Donald Trump disse que “não há espaço para este tipo de atos” e garantiu que “vai ser gasto o que for preciso para encontrar os culpados“. Para o presidente norte-americano, “a segurança do povo americano” é a sua “maior e absoluta prioridade”, disse, citado pelo site Hollywood Reporter (conteúdo em inglês).

(Notícia atualizada pela última vez às 19h44 com declarações de Donald Trump)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Soros, Clinton e Obama também recebem engenhos explosivos por correio. Sede da CNN foi evacuada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião