Hoje nas notícias: Salários, OPA e residências estudantis

  • ECO
  • 8 Novembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que se discute o aumento do salário mínimo nacional, o INE revela que os salários dos políticos e dos gestores são os que mais sobem no país, estando atualmente numa média líquida de 1.630 euros. E por falar em dinheiro, o Governo pretende usar as verbas da reabilitação urbana para financiar residências universitárias, numa altura em que muitos estudantes se queixam dos preços elevados dos quartos. Na Europa, os chineses interessados na EDP já contactaram a Comissão Europeia, anunciou Margrethe Vestager, enquanto Carlos Moedas se mostra mais preocupado com Itália do que com o Brexit.

Salários de políticos e gestores são os que mais crescem

Os salários dos políticos e gestores nacionais são os que mais sobem no país, revelam os dados do INE. O salário médio líquido destes profissionais está, atualmente, em 1.630 euros, cerca do dobro da média nacional, que subiu para os 891 euros mensais. Contudo, comparando com o terceiro trimestre do ano passado, esse aumento foi de 7,1%, o dobro do ritmo da evolução média nacional. Leia a notícia completa no Diário de Notícias

Dinheiro da reabilitação urbana vai financiar residências universitárias

O Governo pretende usar o Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbana (IFFRU), um programa financiado por fundos comunitários destinado à reabilitação urbana, para acelerar o plano de aumento da oferta de alojamento a estudantes do ensino superior, anunciou Manuel Heitor. O ministro deixou ainda a promessa de apresentar no Parlamento as metas e os prazos de aplicação do Plano Nacional de Alojamento para o ensino superior “até ao final do ano”. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Bruxelas já foi contactada pelos chineses sobre OPA à EDP

Os chineses da China Three Gorges (CTG) já contactaram a Comissão Europeia sobre a OPA à EDP, anunciou Margrethe Vestager, comissário europeia da concorrência. “Já houve contactos no sentido de uma pré-notificação do negócio”, disse, durante o Web Summit. Como explicou, esta pré-notificação tem como objetivo perceber as regras dos procedimentos necessário e prazos do processo para quando for realmente a altura de avançar com uma notificação. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Preocupa-me mais a Itália do que o Brexit”, disse Carlos Moedas

O comissário europeu Carlos Moedas diz estar mais preocupado com a recusa de Itália em seguir as regras orçamentais do que com a saída do Reino Unido da União Europeia. Em entrevista à Renascença, falando sobre o Brexit, Moedas disse que “neste momento, não se pode dizer se vai haver ou não acordo”. “Não temos a certeza”, afirmou. Sobre Itália, disse: “estamos a entrar num jogo muito perigoso porque obviamente não podemos aceitar aquilo que era o orçamento italiano”. Leia a notícia completa na Renascença

Juiz Carlos Alexandre não vai ser testemunha de Sócrates

Ivo Rosa, o juiz que ficou encarregue do processo de José Sócrates, chumbou a pretensão do ex-primeiro ministro e de Armando Vara, que pediram para que Carlos Alexandre fosse ouvido na fase de instrução da Operação Marquês. No mesmo processo, a justiça portuguesa vai pedir informação a Angola para apurar se Hélder Bataglia foi ou não investigado naquele país, como o próprio garante. Leia a notícia completa no Jornal I (acesso condicionado)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Salários, OPA e residências estudantis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião