Revista de imprensa internacional

Cobrar às empresas para aceder a dados de utilizadores foi uma das ideias que circulou entre a equipa interna do Facebook há alguns anos. Já a Microsoft fechou um contrato com o Governo dos EUA.

Cobrar às empresas para aceder a dados de utilizadores foi uma das ideias que circulou entre a equipa interna do Facebook há alguns anos para aumentar receitas, que nunca chegou a avançar. Já a Microsoft fechou um contrato com o exército norte-americano, para fornecer óculos de realidade aumentada. Por Bruxelas, o controlo sobre o investimento estrangeiro aumenta, e será também aplicado a negócios que envolvam grupos de comunicação ou empresas de armazenamento de dados. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Wall Street Journal

Facebook considerou cobrar acesso a dados

A rede social fundada por Mark Zuckerberg contemplou cobrar a empresas pelo acesso regular a dados de utilizadores, revelam emails internos trocados há alguns anos, a que o Wall Street Journal teve acesso. Nas mensagens é também referida a possibilidade de aumentar os custos para os anunciantes, em troca de dados dos utilizadores. Estes emails terão sido trocados no período entre 2012 e 2014, numa altura em que a empresa procurava formas de aumentar as receitas depois da entrada em bolsa. Nenhuma das medidas foi posta em prática.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El País

UE vai controlar investimento estrangeiro sobre media e empresas de dados

O investimento estrangeiro na União Europeia, em setores estratégicos, será controlado por Bruxelas. Entre as operações sobre inspeção estarão também incluídas as aquisições que dizem respeito a meios de comunicação, empresas de armazenamento de dados e empresas de tecnologia para processos eleitorais. A Comissão Europeia vai emitir pareceres sobre operações específicas, embora os países tenham a palavra final.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

CNN

CEO da Unilever retira-se depois de dez anos

Paul Polman vai deixar a liderança do grupo de bens de consumo Unilever no final deste ano, depois de uma década na empresa. Esta saída acontece no seguimento do cancelamento da mudança da sede da empresa para a Holanda, à qual os acionistas se opunham. O responsável pelo departamento de beleza do grupo, Alan Jope, será o substituto e vai assumir o cargo a partir de 1 de janeiro.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês)

Tech Crunch

Microsoft fecha contrato militar de 480 milhões com Governo

Os soldados da tropa norte-americana virão a estar equipados com os óculos de realidade aumentada da Microsoft, os Holo Lens. A empresa fundada por Bill Gates assinou um contrato de dois anos com o Governo dos Estados Unidos, no valor de 480 milhões de dólares. As encomendas de Holo Lens para os militares podem ser mais de 100 mil. O equipamento deverá ser utilizado também nos treinos, e permite monitorizar armas e simular a trajetória dos tiros.

Leia a notícia completa no Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Crise imobiliária em Dublin deixa 30 mil casas vazias

A capital da Irlanda vê-se a braços com uma crise imobiliária, com o número de famílias que não têm sítio para viver a aumentar. As famílias de Dublin têm recorrido a hotéis como solução temporária, enquanto os apartamentos disponíveis são ocupados por turistas. Os altos salários de funcionários de grandes empresas sediadas na cidade também elevam as rendas. São já cerca de 30 mil as habitações que se encontram vazias na zona de Dublin.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião