Varoufakis vai disputar as eleições europeias na Alemanha

  • Guilherme Monteiro e Lusa
  • 29 Novembro 2018

Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças grego, lidera uma lista para as eleições europeias na Alemanha.

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai liderar uma lista internacional para as eleições europeias que se apresenta na Alemanha.

Varoufakis foi eleito no domingo cabeça de lista do movimento Democracia na Europa, por 46 votos contra oito, de acordo com uma mensagem no Twitter publicada pelo grupo.

Democracia na Europa é a ala alemã do movimento europeu DIEM 25 fundado por Varoufakis, que em Portugal é representado pelo Partido Livre, liderado por Rui Tavares.

A lista inclui 10 homens e 10 mulheres de sete nacionalidades, incluindo o filósofo croata Sreko Horvat.

Varoufakis decidiu fundar o movimento após ter deixado o cargo de ministro das Finanças da Grécia e de ter concluído que para conseguir mudanças na Europa é necessário um movimento pan-europeu.

Na Alemanha, o movimento liderado por Varoufakis vai disputar os votos da esquerda com outras formações e deverá fazer campanha com infraestruturas escassas, dependendo em boa parte do impacto mediático do ex-ministro grego.

“Aceito a nomeação porque simboliza a nova política transnacional de que precisamos na Europa”, disse Varoufakis numa conferência de imprensa em Berlim.

Durante o período de maior crise na Grécia, Varoufakis foi visto como o principal opositor do então ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, e das políticas de austeridade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Varoufakis vai disputar as eleições europeias na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião