5 coisas que vão marcar o dia

  • Guilherme Monteiro
  • 11 Dezembro 2018

Banco de Portugal divulgas estatísticas sobre crédito às famílias. Há debate quinzenal com o primeiro-ministro antes do Conselho Europeu de quarta-feira.

O Banco de Portugal divulga esta terça-feira as estatísticas das novas operações de empréstimos às famílias e empresas relativas ao mês de outubro. Na véspera do Conselho Europeu, o primeiro-ministro António Costa vai ao debate quinzenal, na Assembleia da República. E Governo e a autarquia lisboeta querem uniformizar procedimentos sobre trotinetas elétricas.

Como evoluiu o crédito às famílias?

O Banco de Portugal divulga estatísticas sobre as novas operações de empréstimos às famílias e empresas relativas a outubro, que vão permitir perceber a evolução do recurso ao crédito. Números particularmente relevantes no caso das famílias já que permitirão saber se o travão imposto aos bancos pela entidade liderada por Carlos Costa teve impacto ou não nos níveis de concessão registados em outubro. Até setembro, os bancos disponibilizaram 1.297 milhões de euros em empréstimos às famílias, um máximo desde 2010.

Polémica das trotinetas em Lisboa: Governo reúne-se com autarquia

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, vai reunir-se com o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa para falar sobre a polémica dos capacetes e das bicicletas elétricas na cidade. Na semana passada, a PSP fez uma ação de fiscalização que foi contestada pela autarquia, pedindo a interrupção de qualquer auto. A reunião visa uniformizar os procedimentos entre as várias entidades fiscalizadoras.

Debate quinzenal adiantado

O debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, vai ser antecipado para esta terça-feira devido ao Conselho Europeu que tem lugar na quarta-feira. Para além dos trabalhos preparatórios do Conselho Europeu, vão ser debatidas duas petições, uma sobre bolseiros e outra relativa à contratação coletiva.

Continua o último plenário do ano, em Estrasburgo

Continua no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a última sessão plenária do ano. Os eurodeputados vão debater com o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, os temas em agenda para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. Orçamento da UE pós-2020, mercado único, migração e as relações externas, incluindo a crise entre a Ucrânia e a Rússia são alguns dos temas.

Conselho dos Assuntos Gerais reúne-se

Em Bruxelas, reúnem-se os ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pelos Assuntos Europeus para o Conselho dos Assuntos Gerais. O austríaco Gernot Blümel, ministro da União Europeia, Artes, Cultura e Media da Áustria vai presidir ao encontro. Portugal vai estar representado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião