“Os guardiões”: Jornalistas, a personalidade do ano para a Time

Quatro capas, quatro "personalidades". A revista Time já escolheu a "personalidade do ano": Jamal Khashoggi, Wa Lone e Kyaw Soe Oo, Maria Ressa e The Capital Gazette são os protagonistas.

Não uma, não duas, mas quatro. A revista Time divulgou esta terça-feira a “Person of the Year”, distinção na qual figuraram nomes como Barack Obama, Vladimir Putin, Mark Zuckerberg e, em 2017, as protagonistas do movimento #MeToo. Este ano, a publicação decidiu prestar homenagem aos jornalistas.

Com o título “Os Guardiões e a Guerra da verdade”, a revista norte-americana elogia o papel de Jamal Khashoggi, Wa Lone e Kyaw Soe Oo, Maria Ressa e The Capital Gazette, colocando-os como protagonistas das quatro capas apresentadas.

Cada história é contada individualmente mas, justificada como um todo. “O tema não teria permanecido nas manchetes mundiais durante dois meses se não fossem os temas épicos aos quais Khashoggi estava sempre alerta. A sua morte desvendou a verdadeira natureza do príncipe sorridente, a absoluta ausência de moralidade na aliança entre a Arábia Saudita e os Estados Unidos — numa cascata de feeds de notícias e alertas, posts, partilhas e links — e a centralidade da questão pela qual Khashoggi foi assassinado: em que confia você para contar a história?”, explica a redação da Time.

“O que irritou o reino e levou à morte do jornalista foi a insistência de Khashoggi em chegar a uma conclusão por si próprio, adensando-a com factos preocupantes e deixando o público pensar por si mesmo. Tal independência não é coisa pequena. E marca a distinção entre tirania e democracia”, detalha a revista.

A “Person of the Year” é a edição anual da revista Time que destaca perfis que, “para o bem ou para o mal, mais influenciaram eventos no ano”. A tradição começou em 1927 com a escolha do “Homem do ano”, com o perfil do aviador Charles Lindbergh. Só em 1999 o título da revista especial passou a eleger “A personalidade do ano”, numa tentativa de evitar o sexismo da denominação (ainda que quatro mulheres tenham ganho, ainda com a denominação atual: Corazon Aquino em 1986, Rainha Elizabeth II, em 1952, Soong Mei-ling em 1937 e Wallis Simpson, em 1936).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Os guardiões”: Jornalistas, a personalidade do ano para a Time

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião