Ataque em mercado de Natal em Estrasburgo faz três mortos e vários feridos. Atirador está em fuga

  • ECO
  • 11 Dezembro 2018

Um atirador abriu fogo e continua em fuga. As autoridades procuram o fugitivo já identificado, de 29 anos. O país passou para um nível de "urgência por atentado"

Um ataque num mercado de Natal, na cidade francesa de Estrasburgo, provocou três mortos e pelo menos 12 feridos. O atirador abriu fogo na rua das Grandes Arcadas, antes de se pôr em fuga.

O atacante foi identificado pela polícia, mas continua a monte, escreve o Les Echos (acesso condicionado/conteúdo em francês). O homem tem 29 anos, nasceu em Estrasburgo e tem no seu cadastro condenações em França e na Alemanha.

“Havia tiros e pessoas a correrem por todo o lado. Durou cerca de 10 minutos”, disse um lojista que presenciou a situação, à BFM TV.

O balanço das vítimas foi feito pelo ministro do Interior francês, Christophe Castaner, numa conferência de imprensa. Anteriormente, a polícia francesa indicara quatro mortos, mas o balanço foi revisto sem explicação. Seis dos feridos estão em estado crítico.

O ministro do Interior detalhou ainda que o país passou para um nível de “urgência por atentado”, com a implementação de um “controlo restrito” nas fronteiras e em todos os mercados de Natal, para que seja evitado um novo ataque nas mesmas circunstâncias. O Ministério Público francês anunciou, entretanto, a abertura de uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O ataque aconteceu numa altura de fortes protestos contra o Governo em França. As manifestações foram proibidas até novo aviso em todo o território da comuna de Estrasburgo.

Vários eurodeputados estão na cidade para participar no Conselho Europeu que está marcado para esta quarta e quinta-feira, sendo que, após o ataque, o Parlamento Europeu foi encerrado por razões de segurança. O eurodeputado conservador Peter van Dalen estava no local e deu conta das movimentações das autoridades através da sua conta de Twitter.

(Notícia atualizada com mais informação às 9h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ataque em mercado de Natal em Estrasburgo faz três mortos e vários feridos. Atirador está em fuga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião