Wall Street fecha misto. Guerra comercial acalma, mas Trump ameaça paralisar governo

O otimismo face às negociações comerciais entre EUA e China, mas a ameaça de Donald Trump de paralisar o governo se não conseguir financiar o muro com o México penalizou as bolsas.

As principais bolsas norte-americanas fecharam entre perdas e ganhos ligeiros, numa sessão de elevada volatilidade. Por um lado, os investidores mostraram otimismo quanto às negociações comerciais entre EUA e China, mas, por outro, a ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump, de paralisar o governo se não conseguir financiamento para construir o muro na fronteira com o México penalizou as bolsas.

A China estará disponível para cortar as tarifas alfandegárias sobre os automóveis norte-americanos para 15%, dos atuais 40%, mas espera ainda documentação formal e acordar um prazo com a administração Trump, segundo noticiou esta terça-feira a agência Reuters.

Wall Street abriu a sessão em alta graças às notícias de que autoridades norte-americanas e chinesas estariam mais próximas de delinear um roteiro para a próxima fase das negociações comerciais, a que Trump chamou de “muito produtivas”. Os ânimos acalmaram-se, no entanto, quando Trump discutiu publicamente com os líderes democrata, Chuck Schumer e Nancy Pelosi, ameaçou uma paralisação do governo numa reunião sobre o financiamento do muro fronteiriço.

Os principais condutores da volatilidade da sessão foram as notícias políticas e geopolíticas“, afirmou Carol Schleif, vice-chefe de investimentos, da Abbot Downing, à agência Reuters. Apontou para a incerteza face ao governo dos EUA, as negociações com a China e o Brexit, mas sublinhou que pode ser uma oportunidade para os investidores. “Não podemos controlar as notícias, mas aquilo em que nos podemos apoiar é que os fundamentos subjacentes permanecem sólidos“, acrescentou.

O índice industrial Dow Jones perdeu 0,22% para 24.370,24 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 caiu 0,94% para 2.636,78 pontos. Por outro lado, o tecnológico Nasdaq subiu 0,16% para 7.031,83 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha misto. Guerra comercial acalma, mas Trump ameaça paralisar governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião