5 coisas que vão marcar o dia

O Totta oficializa a substituição de Vieira Monteiro por Castro e Almeida. As atenções dos investidores estrangeiros estão em Frankfurt, na reunião do BCE. A libra reage ao reforço do poder de May.

A mudança de liderança do Santander Totta é o evento que centra as atenções em Portugal. A sucursal portuguesa do banco espanhol irá continuar com um português como CEO — Pedro Castro e Almeida –, enquanto António Vieira Monteiro passa a chairman. Na Europa, os investidores esperam a reunião do BCE e reagem à moção de censura a Theresa May. Há ainda Conselho Europeu, em Bruxelas, e dados estatísticos do PIB e consumo per capita a marcarem a agenda.

BCE oficializa fim dos estímulos

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) realiza esta quinta-feira a última reunião deste ano, em que deverá oficializar que o fim do programa de compra de ativos acontece em dezembro. Poderá ainda dar pormenores sobre a política de reinvestimentos (dos títulos que atingem as maturidades e dos juros). Os analistas estarão, no entanto, mais focados na atualização das projeções económicas, que poderão sinalizar a confiança que a instituição financeira tem na Zona Euro, numa altura em que começa a redução dos estímulos.

Totta: Adeus Vieira Monteiro, olá Castro e Almeida

Os acionistas do Santander Totta vão votar esta quinta-feira o novo Conselho de Administração do banco em assembleia-geral. Deverão aprovar a substituição de António Vieira Monteiro por Pedro Castro e Almeida na liderança do banco português que pertence ao grupo espanhol Santander. A presidência irá manter-se portuguesa apesar de a sucursal pertencer aos espanhóis desde 2000. E assim vai continuar com a subida de Castro e Almeida ao cargo de CEO do banco. Vieira Monteiro passa a chairman.

Conselho Europeu debate orçamento pós-2020

Depois de uma noite atribulada em Estrasburgo na terça-feira, o Conselho Europeu irá decorrer com normalidade esta quinta e sexta-feira, em Bruxelas. O presidente, Donald Tusk, propôs aos líderes europeus que se estabeleça o outono de 2019 como data indicativa para a conclusão das negociações em torno do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (2021-2027), de acordo com a carta-convite dirigida aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia para a cimeira. Com a moção de censura lançada à primeira-ministra britânica, Theresa May, irão ainda debater o apoio a dar ao governo britânico.

Libra reage à moção de censura a May

No mercado cambial, a moeda e os ativos britânicos vão reagir à moção de censura a Theresa May, que foi votada esta quarta-feira no Parlamento do Reino Unido. A primeira-ministra ultrapassou a prova de fogo lançada pelo próprio partido e até saiu com a liderança reforçada para negociar o Brexit já que, no próximo ano, não poderá ser alvo de uma nova moção de censura. Os investidores já estavam a apostar neste resultado e a libra esterlina registou fortes valorizações (acima de 1%) face ao dólar e ao euro esta quarta-feira.

Consumo e serviços em 2017 centram atenções

Ao nível dos dados estatísticos, o destaque vai estar na divulgação de informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e consumo per capita, dos países da Zona Euro e da União Europeia, relativos a 2017, pelo Eurostat. Segundo o último boletim estatístico do Banco de Portugal, o PIB per capita aumentou 2,9% em Portugal e 2,2% na Zona Euro, “indiciando uma convergência real da economia portuguesa com o conjunto dos países do euro”. Em Portugal, o INE divulga estatísticas dos serviços prestados às empresas, também relativas ao ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião