EDP e Galp penalizam bolsa de Lisboa

  • Guilherme Monteiro
  • 13 Dezembro 2018

O PSI-20 acabou o dia no vermelho, pressionado pelas energéticas e pelo setor do retalho, num dia em que as bolsas europeias variaram entre os ganhos e as perdas.

A bolsa de Lisboa caiu para terreno vermelho na sessão desta quinta-feira, num dia misto para as praças europeias. A EDP e a Galp tiraram energia ao PSI-20, juntamente com o setor do retalho, que também pressionou a praça nacional.

O índice de referência nacional caiu 0,36% para 4825.18 pontos, com 12 cotadas a encerrar o dia abaixo da linha de água. Destaque para os dois pesos pesados nacionais da energia: Galp e EDP. A petrolífera caiu 1,2%, enquanto que a empresa liderada por António Mexia caiu 0,68%.

Em sentido contrário a EDP renováveis, que valorizou 0,77%, e a REN, que subiu 1,15%, puxaram pela praça nacional, mas os ganhos destas energéticas não foram suficientes para animar a bolsa de Lisboa.

Destaque ainda para a Pharol que acabou a sessão a valorizar mais de 6,63%. A maior acionista da telecom brasileira Oi chegou a disparar até aos 9,4% depois de ter anunciado que não vai avançar com um aumento de capital. Este ano, as ações da Pharol já desvalorizaram cerca de 22%.

Lá fora as praças europeias seguiram uma tendência mista. O Stoxx 600 que avalia as 600 principais cotadas da região, fechou ligeiramente no verde, a somar 0,11%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e Galp penalizam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião