5 coisas que vão marcar o dia

Conselho Europeu chega ao fim e termina prazo de subscrição à OPV da Science4You. INE divulga dados sobre atividade turística e Eurostat revela como se portou custo do trabalho, no terceiro trimestre.

No dia em que termina o prazo de subscrição da Oferta Pública de Venda inicial da Science4You, o INE divulga os dados de outubro sobre a atividade turística em Portugal e o Eurostat revela como evoluiu o custo do trabalho, no espaço comunitário, na primeira metade do segundo semestre. Termina também, esta sexta-feira, o Conselho Europeu, estando marcada para este segundo dia de reuniões uma Cimeira da Zona Euro. O dia será ainda pontuado pelo fim do prazo de entrega de propostas no Parlamento sobre a habitação.

Investir no IPO da Science4You? Tem até esta sexta

Termina esta sexta-feira o prazo para subscrever a Oferta Pública de Venda inicial da Science4You, marca de brinquedos científicos cuja estreia na praça bolsista nacional está marcada para 21 de dezembro. A venda de ações começou a 28 de novembro e termina esta tarde, pelas 15h00. A operação de entrada na bolsa deverá acontecer na próxima semana e dirige-se a investidores do retalho, segundo adiantou o fundador da empresa, Miguel Pina Martins. Além disso, é importante referir que a operação inclui a emissão de novas ações da Science4You (até 3.367.346 novos títulos), mas também ações já existentes, que serão alienadas pelos atuais acionistas (cerca de 2,7 milhões de títulos).

Como evoluiu o turismo português?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta sexta-feira, os dados relativos à atividade turística registada em outubro deste ano. No seu destaque mais recente, relativo a setembro, o INE revelou que os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram uma descida de 1,3% das dormidas. Além disso, no total do terceiro trimestre do ano, apesar das dormidas de residentes terem aumentado 5,4%, as de não residentes diminuíram 4,7%. A contrariar esta tendência, estiveram os espanhóis (cujas dormidas aumentaram 7,7%) e os norte-americanos (cujas dormidas dispararam 10,6%). De notar ainda que a estada média recuou 1,5%, para 2,78 noites, em setembro.

Termina Conselho Europeu

Chega ao fim, esta sexta-feira, a reunião dos líderes da União Europeia, que foi presidida por Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu. Este segundo e último dia inclui também uma Cimeira da Zona Euro, juntam-se aos Chefes de Estado e de Governo o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, e do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Este Conselho Europeu tem-se focado numa preocupação central: o Brexit. Depois de ter resistido a uma moção de censura, a primeira-ministra britânica foi a Bruxelas tentar convencer os líderes europeus a darem garantias sobre os termos do chamado backstop na fronteira entre as duas Irlandas (uma espécie de espaço aduaneiro neutro).

Eurostat divulga dados sobre custos do trabalho

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia divulga, esta sexta-feira, dados relativos às vagas de emprego e aos custos do trabalho (IPC), ambos do terceiro trimestre do ano. De acordo com os dados avançados pelo INE, em Portugal, o IPC aumentou 1,5%, na primeira metade do segundo semestre, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%. No trimestre anterior, o ICT tinha registado uma subida homóloga de 1,1%.

Habitação? Deputados têm até esta manhã para apresentar propostas

Termina esta manhã o prazo para os deputados apresentarem as suas propostas de alteração sobre o chamado pacote da habitação, que deverá ser levado a votação em plenário na próxima semana. Os trabalhos deste grupo decorrem no âmbito da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, na Assembleia da República. Recorde-se que a votação destas medidas já foi adiada três vezes, o que levou à saída de Helena Roseta da coordenação do Grupo de Trabalho, por discordar da estratégia do PS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião