Revista de imprensa internacional

Carlos Ghosn vai manter, por agora, o seu título à frente da Renault, que não encontrou irregularidades. Já nos EUA, o Senado responsabilizou o príncipe saudita pela morte do jornalista Khashoggi.

A fabricante automóvel francesa Renault não encontrou irregularidades nos registos do CEO, Carlos Ghosn, que vai por isso manter o seu título dentro da empresa. Já nos Estados Unidos, perante informação descoberta pelos serviços secretos, o senado votou e acabou por condenar o príncipe saudita pelo homicídio do jornalista Jamal Khashoggi. Ainda pelos EUA, a Starbucks juntou-se à Uber para levar as suas bebidas às casas dos norte-americanos, através de 2000 lojas. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

The Guardian

Renault mantém Ghosn como CEO

Carlos Ghosn ainda fica com o título de CEO da Renault, por não terem sido encontradas irregularidades na sua remuneração ou provas de desvio de dinheiro da empresa. O empresário foi detido no Japão em novembro e removido da Nissan por ter prestado falsas informações sobre os seus ganhos. A fabricante francesa explica que vai ouvir os advogados de Ghosn antes de tomar uma decisão.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

CNN

Senado norte-americano condena príncipe saudita pela morte de Khashoggi

O senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução que responsabiliza o príncipe saudita, Mohammed bin Salman, pelo homicídio do jornalista Jamal Khashoggi, contrariando a posição tomada por Trump. Os serviços secretos concluíram que Bin Salman pelo menos tinha conhecimento da situação. O órgão aprovou também uma resolução que exige que os EUA deixem de dar apoio militar à guerra liderada pelos sauditas no Iémen.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Starbucks junta-se a Uber para expandir as entregas

Cerca de duas mil lojas da Starbucks nos Estados Unidos vão passar a ter disponível a entrega dos cafés e outros produtos da marca, a partir do início do próximo ano. Para isso, a empresa fez uma parceria com a Uber Eats, para chegar às casas norte-americanas. A Starbucks já celebrado um acordo deste tipo com a Alibaba, para entregar os produtos na China.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Les Echos

Tesla quer trabalhadores com óculos de realidade aumentada

A fabricante norte-americana de carros elétricos Tesla apresentou um pedido de patente no início de dezembro para criar os seus próprios óculos de realidade aumentada. O objetivo do equipamento, semelhantes aos ‘Google Glass’, é de facilitar o trabalho dos funcionários que trabalham nas linhas de montagem das fábricas da marca, para ajudar a identificar onde colocar certas peças, por exemplo. Os óculos iriam ainda servir uma dupla função, como proteção de segurança.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado, conteúdo em francês).

Reuters

LVMH compra cadeia hoteleira de luxo

O grupo francês que engloba a Louis Vitton e a Moët et Chandon vai adquirir a cadeia de hotéis de luxo Belmond, por cerca 3,2 mil milhões de dólares. A LVMH vai pagar 25 dólares por ação à empresa sediada em Londres, numa operação que deve estar concluída na primeira metade de 2019. Dentro do setor hoteleiro, o grupo francês tinha já as mansões Cheval Blanc e os Bulgari Hotels.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

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