Lim Guan Eng quer que Goldman Sachs pague 7,5 mil milhões de dólares à Malásia

Em causa está um esquema que desviou milhares de milhões de dólares do fundo de desenvolvimento da Malásia, o 1MDB.

O processo foi aberto no início desta semana pelas autoridades da Malásia contra o Goldman Sachs. Em causa está um esquema que desviou milhares de milhões de dólares do fundo de desenvolvimento da Malásia, o 1Malaysia Development Berhad (1MDB).

Lim Guan Eng, ministro das Finanças da Malásia, considera que o banco norte-americano deveria pagar uma quantia de 7,5 mil milhões de dólares — o equivalente a cerca de 6,6 mil milhões de euros — ao país asiático, avança o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

“Nós não estamos à procura apenas do valor das taxas e do volume [das obrigações]. Estamos à procura de uma quantia muito maior”, disse Liam Guan Eng. A quantia de 7,5 mil milhões de dólares é, até agora, o maior montante de compensações alguma vez exigido pela Malásia.

A acusação produzida pelas autoridades judiciárias malaias relaciona o Goldman Sachs com três emissões de obrigações no valor de 6,5 mil milhões de dólares para o 1MDB, fundo que cujas práticas estão a ser investigadas em pelo menos seis países.

Assim, os 7,5 milhões de dólares que o Governo da Malásia exige resultam da soma das obrigações emitidas, juntamente com mais mil milhões para compensar os 600 mil pagos em taxas.

O Goldman, por sua vez, tem negado as acusações, alegando que alguns membros do antigo Governo da Malásia e do fundo 1MDB mentiram ao banco sobre os objetivos da venda de obrigações. O banco norte-americano considera que as “acusações foram mal direcionadas, rejeitando qualquer tipo de transgressão.

Além disso, o Goldman Sachs garante que vai continuar a cooperar com as autoridades malaias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lim Guan Eng quer que Goldman Sachs pague 7,5 mil milhões de dólares à Malásia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião