Costa, Marcelo e Ronaldo. Estas foram as personalidades mais mediáticas do ano

  • ECO
  • 22 Dezembro 2018

As 50 personalidades mais mencionadas na comunicação social foram lideradas por três nomes portugueses: Costa, Marcelo e Ronaldo. Rui Rio aparece em 6.º lugar e Centeno em 10.º.

Se ‘ministro’ foi uma das palavras mais pesquisadas do ano, o primeiro-ministro foi a personalidade mais mediática na comunicação social. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa foram os nomes mais falados nas páginas dos jornais, com um total de mais de 100 mil notícias. Cristiano Ronaldo completa o pódio com mais de 70 mil peças noticiosas onde foi mencionado.

O chefe de Governo foi a pessoa mais falada nos jornais, com um total de 116.885 notícias, concluiu um relatório da Cision. Atrás vem Marcelo Rebelo de Sousa com 114.631 e, em terceiro, Cristiano Ronaldo com 77.123 artigos noticiosos. O top três ficou completo com três personalidades nacionais.

Fora do país, foi Donald Trump a quarta pessoa a captar mais atenções, com um total de 76.456 notícias escritas a seu respeito durante o ano. O Presidente norte-americano viu-se envolvido em várias polémicas, nomeadamente com a aplicação de tarifas sobre os produtos importados da China e as leis que decidiu impor aos imigrantes. O restante top 10 é dominado pelo mundo do futebol, com Bruno de Carvalho, Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rui Vitória a dominar as notícias.

Mas a oposição não foi esquecida das manchetes: Rui Rio foi a sexta personalidade mais mediática do ano, com 52 mil notícias. O atual presidente dos social-democratas manteve durante todo o ano uma posição ativa em vários temas, expressando opiniões sobre vários assuntos, como foi o caso da taxa apresentada pelo Bloco de Esquerda, apelidada de Taxa Robles. O economista obteve mais mediatismo do que os restantes líderes partidários juntos — Assunção Cristas, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.

De fora não podia ficar Mário Centeno, com um total de 34.498 notícias, cerca de um ano depois de ter sido eleito presidente do Eurogrupo. Atrás aparece José Mourinho, que foi recentemente despedido do Manchester United, Fernando Santos, Lionel Messi ou Luís Filipe Vieira. Fora desta lista fica Luka Modric, considerado pela FIFA o melhor jogador do mundo este ano. O Papa Francisco classifica-se como a 15.ª personalidade mais mediática do ano, com 20 mil notícias.

Ainda nas 50 personalidades mais mediáticas aparecem Theresa May (23.º lugar), num ano bastante confuso para o Reino Unido devido às negociações do Brexit. Foram várias as pressões exercidas sobre a primeira-ministra britânica, nomeadamente no que toca a alcançar um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. João Lourenço aparece em 26.º lugar, no ano em que decidiu afrontar alguns dos poderes instalados — com o afastamento dos filhos do anterior Presidente angolano José Eduardo dos Santos — e decretar como prioridade a guerra à corrupção.

Emmanuel Macron aparece em 27.º, numa altura em que se vê pressionado pelos coletes amarelos em França., que o levaram a adotar medidas como o aumento do salário mínimo para 100 euros e que coloca França em violação do Pacto de Estabilidade e Crescimento já que apresenta um défice acima de 3% do PIB. Kim Jong-un surge atrás, num ano em que se encontrou com Donald Trump, o primeiro encontro entre um Presidente dos EUA e um líder da Coeria do Norte, desde a Guerra das Correias –, Vladimir Putin vem imediatamente depois, assim como Angela Merkel, que anunciou a saída da vida política em 2021, e Nicolás Maduro, o Presidente venezuelano que assistiu a uma contração de 53% do PIB durante o seu mandato.

Rui Moreira (39.º) e Fernando Medina (40.º) são os únicos autarcas neste top 50, com o presidente do Porto a levar a melhor, diz o relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa, Marcelo e Ronaldo. Estas foram as personalidades mais mediáticas do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião