Tsunami na Indonésia faz 430 mortos e mais de 1.500 feridos

  • Lusa e ECO
  • 23 Dezembro 2018

Buscas por sobreviventes continuam. Mas a chuva torrencial que se faz sentir esta semana tem dificultado as operações de de buscas pelas 159 pessoas ainda desaparecidas.

As autoridades indonésias elevaram esta quarta-feira para 430 o número de mortos na sequência do tsunami que atingiu a semana passada a Indonésia, onde continuam em marcha as operações de resgaste para encontrar 159 desaparecidos. A onda gigante foi gerada por atividade do vulcão Anak Krakatau, debaixo de água, e as equipas de salvamento continuam à procura de sobreviventes, mas os trabalhos têm sido dificultados pelas fortes chuvas que se fazem sentir nos últimos dias.

O último balanço das autoridades apontava para 430 mortos e 159 desaparecidos. Ficaram feridas 1.500 pessoas e mais de 21 mil pessoas foram evacuadas da região costeira.

As autoridades indonésias confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência AFP. “Foi um erro, sentimos muito”, escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau. O tsunami atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.

“A combinação causou um tsunami repentino que atingiu a costa”, segundo a agência. A área mais afetada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.

O vulcão Anak Krakatau, no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java, tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho. Em julho, as autoridades ampliaram a proibição de acesso para uma área de dois quilómetros à volta da cratera.

O vulcão foi formado após a erupção do Krakatau em 1883, que não só destruiu a ilha onde se erguia como também criou a atual ocupada pelo Anak Krakatau, não sem que antes deixasse um rasto de devastação bem ilustrado nos mais de 36 mil mortos então registados.

O pior tsunami na Indonésia aconteceu em 26 de dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais. A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande atividade sísmica.

(Notícia atualizada na quarta-feira, dia 26 de dezembro, às 09h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tsunami na Indonésia faz 430 mortos e mais de 1.500 feridos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião