Três em cada quatro emigrantes qualificados admitem voltar a Portugal

  • ECO
  • 4 Janeiro 2019

78% dos os emigrantes qualificados dizem ter vontade de voltar ao país natal. E uma boa parte destes admite regressar nos próximos dois anos, mas não por causa do benefício no IRS.

Muitos portugueses emigraram nos anos da crise. Mas muitos deles admitem regressar, especialmente os emigrantes qualificados, revela o Guia do Mercado Laboral, realizado por uma consultora na área do emprego e do recrutamento especializado. 78% dizem ter vontade de voltar ao país natal.

De acordo com o estudo, citado pela Rádio Renascença (acesso livre), dos emigrantes qualificados que admitem regressar, 43% pondera voltar já nos próximos dois anos.

O Governo avançou com benefícios fiscais para os emigrantes que regressem nos próximos anos, reduzindo-lhes o IRS em 50%. Segundo a RR, 87% dos mais de 3.000 emigrantes que responderam ao inquérito dizem que o benefício fiscal terá pouca ou mesmo nenhuma influência na decisão de regressar.

O regresso é uma forte possibilidade para engenheiros, analistas financeiros, profissionais da área do marketing ou do turismo, essencialmente porque a economia nacional estabilizou. Esse é o principal atrativo para atrair de volta os que saíram e tem travado a fuga dos mais qualificados.

Entre o período mais crítico da crise e 2018 a percentagem de trabalhadores dispostos a emigrar caiu de 80% para 37% — em 2017 cerca de 90 mil portugueses saíram do país. Com a economia a crescer, as empresas começam a pagar melhor e a promover os melhores, o que tem contribuído para fixar talento no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três em cada quatro emigrantes qualificados admitem voltar a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião