5 coisas que vão marcar o dia

  • Guilherme Monteiro
  • 9 Janeiro 2019

A Reserva Federal vai divulgar as minutas das reuniões onde foi decidida a última subida de juros do ano. Em Lisboa, vai ser lançado o concurso público internacional para a expansão do metropolitano.

Numa semana marcada pelo anúncio de grandes investimentos por parte do Governo, vai ser lançado, esta quarta-feira, o concurso público internacional para a expansão do metro de Lisboa com a ligação da estação do Cais do Sodré à do Rato. Na Assembleia da República vai ser apreciado um texto que visa a divulgação da lista dos grandes devedores em incumprimento dos bancos resgatados com dinheiro público desde 2007.

COFMA vota divulgação de grandes devedores incumpridores à banca

O texto do projeto legislativo que visa divulgar a lista dos grandes devedores em incumprimento dos bancos resgatados com dinheiro público desde 2007 vai ser apreciado na especialidade. Entretanto, PSD e CDS-PP juntaram mais um ponto à discussão: os partidos querem que o texto obrigue a que se façam auditorias à gestão das instituições financeiras que recebam dinheiro do Estado. O objetivo passa pelas auditorias abrangerem decisões de crédito, investimento, compra e venda de ativos.

Abertura do concurso público internacional para a expansão do Metro de Lisboa

A oficialização de novos investimentos continua. Esta quarta-feira é a vez da abertura do concurso internacional para a expansão do metro de Lisboa entre a estação do Rato e do Cais do Sodré. O investimento para esta empreitada, sob a alçada direta do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, deverá situar-se na ordem dos 210 milhões de euros. Uma grande fatia, cerca de dois terços, é financiada por fundos comunitários. Mas, o Metro também vai vender património não estratégico para financiar a expansão.

INE revela estatísticas do comércio internacional

O Instituto Nacional de Estatística publica as estatísticas de comércio internacional relativas a novembro de 2018. Os últimos dados dão conta de que, em outubro, as exportações e as importações de bens aceleraram 5,9% e 5,3%, respetivamente, face ao mês anterior. Nesse mesmo mês, o défice da balança comercial de bens atingiu 1.593 milhões de euros, o que representou um acréscimo de 54 milhões de euros que no mês homólogo de 2017.

Eurostat dá conta dos números do desemprego

O Eurostat revela os dados sobre o desemprego, relativos a novembro. Depois de na União Europeia o número de desempregados ter atingido, em setembro, o valor mais baixo desde 2000, ao fixar-se nos 6,7% e em outubro se ter confirmado a tendência, há a expectativa de perceber se se mantém a curva decrescente em novembro. Portugal também registou em outubro uma taxa de desemprego de 6,7%, a terceira maior queda homóloga do desemprego entre os 28 países da UE.

Fed publica minutas da reunião da Reserva Federal

Vão ser divulgadas as minutas da Reserva Federal norte-americana relativas ao encontro de 18 e 19 de dezembro, no qual foi decidida a quarta e última subida de juros do ano de 2018. Em 2019, o banco central prevê subir os juros, pelo menos, mais duas vezes. Medidas que o Presidente norte-americano critica. Ainda esta terça-feira, Donald Trump apelou à necessidade de juros mais baixos dizendo que tal poderia impulsionar a economia do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião