5 coisas que vão marcar o dia

Do endividamento da economia à adesão aos certificados, passando pelas vendas preliminares da Sonae e mais uma sessão da comissão dos CMEC fazem-se os principais destaque do dia. Arranca ainda Davos.

Esta terça-feira será possível saber como evoluiu o endividamento do setor não financeiro em novembro, bem como aquela que foi a evolução do investimento em certificados no último mês de 2018. Serão ainda conhecidas as vendas preliminares da Sonae em 2018 enquanto, no Parlamento, decorre mais uma sessão da comissão dos CMEC que irá escutar Vieira da Silva. Em Davos, na Suíça, arranca ainda o Fórum Económico Mundial.

Adesão dos portugueses aos certificados em balanço

O Banco de Portugal divulga o Boletim estatístico mensal que contém informação relativamente ao investimento nos produtos de poupança do Estado em dezembro. Este número irá permitir fazer o balanço de 2018 no que respeita à adesão dos portugueses ao investimento em certificados. De salientar que, em novembro, saiu dinheiro dos produtos de poupança do Estado, com os primeiros Certificados do Tesouro Poupança Mais a atingirem a maturidade. Terá acontecido o mesmo em dezembro?

Endividamento das famílias e empresas

O Banco de Portugal publica, também no Boletim Estatístico, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a novembro. Estes dados são referentes tanto ao setor público como ao setor privado, que diz respeito à dívida das famílias e das empresas. Em outubro, o endividamento do setor não financeiro voltou a subir, tendo atingido 721,5 mil milhões de euros, um agravamento que se deveu sobretudo à subida da dívida no setor público.

Sonae vendas revela vendas preliminares

Esta terça-feira, após o fecho da bolsa nacional, chega a vez da Sonae SGPS divulgar as suas vendas preliminares relativas à totalidade do ano passado. O BPI antecipa que as vendas da Sonae tenham evoluído de forma positiva no ano passado, beneficiando do consumo dos portugueses, que se manteve forte no último trimestre do ano passado. Os analistas do banco estimam que as vendas da retalhista se tenham fixado em 5.583 milhões de euros, em 2018. Ou seja, 6% acima do registado em 2017.

Vieira da Silva é ouvido na comissão sobre os CMEC

Vieira da Silva, antigo ministro da Economia e atual ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ser escutado no Parlamento no âmbito da comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores elétricos: os designados CMEC. A audição do governante tem início ao final da tarde: às 17h30.

Início do Fórum Económico Mundial de Davos

Esta terça-feira tem início a 49.ª edição do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, que irá acolher os líderes políticos e responsáveis das empresas mais influentes do mundo no âmbito da reunião anual do Fórum Económico Mundial (WEF). No total, estarão presentes mais de 3.000 empresários, políticos, académicos e representantes de organizações não-governamentais de 110 países, e mais de 350 sessões que serão realizadas. O tema em discussão é a “Globalização 4.0: Construindo uma arquitetura global na era da Quarta Revolução Industrial”. O evento termina a 25 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião