Dia volátil em Wall Street termina em terreno positivo

Shutdown governamental e preocupação dos líderes empresariais com tensões comerciais geraram incerteza nas bolsas dos EUA.

A sessão foi volátil em Wall Street, mas terminou no verde. Após ganhos iniciais proporcionados pela época de resultados, as preocupações com a desaceleração do crescimento económico, o regresso das tensões comerciais e o maior shutdown da história dos EUA levaram a passagens por terreno negativo ao longo do dia.

O otimismo do início da sessão foi atenuado por declarações de líderes empresariais reunidos no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, que sinalizaram perda de confiança nas políticas do presidente Donald Trump, numa altura de impasse nas relações comerciais entre os EUA e a China.

Em Washington, a incerteza persiste e os EUA podem mesmo ter um crescimento económico nulo no primeiro trimestre se a paralisação do Governo se prolongar até março, segundo alertou esta quarta-feira o assessor económico da Casa Branca, Kevin Hassett.

“As pessoas estão inseguras. Muitos questionam a paralisação do Governo e com os CEO a dizerem que estão preocupados com as políticas comerciais, está tudo relacionado com o problema subjacente que é as pessoas não terem certezas sobre o que vai acontecer com a economia global”, afirmou Robert Pavlik, estrategista-chefe de investimentos da SlateStone Wealth LLC, em declarações à agência Reuters.

Apesar da incerteza, a época de resultados continua a dar ganhos às ações. O índice industrial Dow Jones fechou a ganhar 0,70% para 24.575,62 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 subiu 0,22% para 2.638,70 pontos e o tecnológico Nasdaq avançou 0,08% para 7.025,77 pontos. Entre as empresas que prestaram contas ao mercado, destacaram-se as valorizações dos títulos da IBM (8,5%), da Procter & Gamble (4,9%) e da United Technologies (5,3%).

No mercado cambial, a divisa norte-americana quebrou a série de ganhos contra o euro e depreciou-se 0,19%, para 1,1382 dólares. A yield das Treasuries a 10 anos fechou na linha de água, nos 2,7427%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia volátil em Wall Street termina em terreno positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião