Hoje nas notícias: Carros, dívida exótica e CGD

  • ECO
  • 24 Janeiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A quase totalidade dos carros feitos na Europa têm pelo menos uma peça produzida em Portugal. Por via disso, a indústria de componentes automóveis conseguiu um novo recorde ao atingir os 11,3 mil milhões de euros. A nível de cotadas, a EDP e o BCP querem aproveitar o apetite dos investidores internacionais pelas obrigações nacionais e avançam com operações de financiamento fora de comum. Quem também continua a atrair as atenções internacionais é o sol português: segundo o Governo há 20 centrais solares aptas para arrancar este ano. O ECO passa em revista as capas dos jornais nacionais.

98% dos carros feitos na Europa têm peças made in Portugal

A quase totalidade dos carros feitos na Europa têm pelo menos uma peça fabricada em Portugal, o que levou a indústria de componentes automóveis a conseguir um novo recorde atingindo os 11,3 mil milhões de euros o ano passado. Mas as mudanças pelas quais está a passar o setor automóvel, nomeadamente com o cada vez maior peso dos carros elétricos, são um obstáculo para a indústria em Portugal. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Há 20 centrais solares aptas para arrancar este ano

A inspeção ao universo de licenças de produção solar, por suspeitas de “especulação” está quase concluída. O Governo apurou que existem cerca de 20 centrais solares em condições de avançar ainda este ano. Os moldes do leilão que o Governo quer lançar até à primavera não estão ainda completamente definidos. Mas já há críticas de alguns produtores de energia renovável. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Cotadas apostam em dívida exótica

Os investidores estão interessados em Portugal, e as cotadas nacionais querem aproveitar esse apetite para avançarem com operações de financiamento fora de comum. Para além da EDP que colocou 1.000 milhões de euros em obrigações híbridas, o BCP organizou reuniões com investidores para avançar com uma emissão de dívida subordinada perpétua. Este interesse das cotadas nacionais acontece duas semanas depois de Portugal ter atraído uma forte procura na primeira emissão sindicada do ano. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Escolas que mais reutilizam manuais recebem 10 mil euros

O Governo lança esta quinta-feira uma campanha para promover junto das escolas a reutilização dos manuais escolas. As 20 escolas que mais manuais escolares reutilizarem recebem, no ano letivo 2019/20 um prémio de dez mil euros. Para além do prémio monetário, as escolas recebem ainda um selo para distinguir os estabelecimentos cujas práticas de reutilização sejam exemplos, que deverá distinguir uma centena de instituições de ensino. Estas iniciativas estão integradas na campanha Escola Mega Fixe. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Auditoria à CGD: Equipa de Santos Ferreira controla banca

O ex-presidente da Caixa é um dos principais visados na auditoria da EY por ter caucionado no banco público a aprovação de centenas de milhões de euros de crédito de favor, especulativos ou orientados politicamente, que acabaram por ter consequências milionárias nos bolsos dos contribuintes. Mas Santos Ferreira foi também presidente de vários gestores que ocupam, hoje em dia, cargos de destaque em instituições como o Banco de Portugal, BCP, CGD e Novo Banco. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Carros, dívida exótica e CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião