Câmaras recusam gerir estradas sem conhecer montantes

  • ECO
  • 29 Janeiro 2019

As autarquias continuam ser conhecer o modo como será garantido o financiamento da descentralização e estão, por isso, céticas quanto à gestão de estradas e estacionamentos.

O Governo quer que sejam as autarquias a gerir as estradas nacionais, mas as câmaras continuam a oferecer resistência à medida. O Jornal de Notícias (edição em papel) desta terça-feira escreve que apenas 39 câmaras municipais aceitaram, até ao momento, as 11 áreas previstas em que o Executivo quer levar a cabo esta mudança de responsabilidades.

O processo está a ser olhado pelas assembleias municipais com algum receio e indefinição, acusando o Governo de ainda não ter revelado montantes a transferir para que a fiscalização seja efetuada.

Já no início deste mês, o presidente da Associação Nacional de Município Portugueses (ANMP), Manuel Machado, tinha apelado ao Governo e aos partidos representados na Assembleia da República para que clarificassem o modo como será garantido o financiamento da descentralização, ou seja, como serão transferidos os recursos financeiros às autarquias locais e às entidades intermunicipais para a execução das novas competências.

A transferência de estradas para os municípios foi negociada no âmbito do pacote de descentralização que o atual Governo colocou em marcha. O assunto da gestão das estradas, que passaram para a área de influência das autarquias, voltou a estar no centro das discussões depois do deslizamento de terras na estrada entre Borba e Vila Viçosa, que levou à morte de duas pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmaras recusam gerir estradas sem conhecer montantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião