5 coisas que vão marcar o dia

Centeno e Vieira da Silva vão ao Parlamento no dia em que são conhecidos dados sobre o emprego. A nível internacional, destaque para nova ronda negocial entre EUA e China e para a reunião da Fed.

Nesta quarta-feira, serão divulgadas estatísticas que permitirão dar aferir a evolução do emprego no ano passado, com a divulgação de estimativas provisórias para dezembro. No Parlamento, destacam-se duas audições de ministros do executivo liderado por António Costa. Enquanto Vieira da Silva será escutado pela Comissão de Trabalho e Segurança Social, Mário Centeno vai à COFMA explicar-se sobre o fim do Acordo de Empresa na CGD. A nível internacional, destaque para o arranque de mais uma ronda negocial entre os EUA e a China sobre a guerra comercial. Termina ainda a primeira reunião do ano da Fed.

Centeno explica fim do Acordo Empresa na CGD

A Caixa Geral de Depósitos leva Mário Centeno ao Parlamento nesta quarta-feira. O Ministro das Finanças será ouvido, a partir da 11h00, pela Comissão de Orçamento e Finanças sobre a denúncia do Acordo de Empresa decidido pela administração da CGD, liderada por Paulo Macedo. Esta audição surge num período em que a CGD é um tema “quente” depois da divulgação do resultado da auditoria da EY à gestão do banco de capitais públicos.

Vieira da Silva na Comissão de Trabalho e Segurança Social

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, vai ao Parlamento para ser escutado pelos deputados que integram a Comissão de Trabalho e Segurança Social. Nesta ocasião, o governante poderá divulgar informação relevante como, por exemplo, o número de trabalhadores que já entregaram a declaração trimestral de rendimentos à Segurança Social, cujo prazo de entrega termina na quinta-feira. A audição arranca às 10h00.

Como terá evoluído o desemprego no último mês de 2018?

O Instituto Nacional de estatística (INE) divulga as estatísticas mensais sobre o emprego e desemprego. Estes dados permitirão fechar o valor final da taxa de desemprego reativa a novembro, cuja estimativa provisória aponta para uma estabilização pelo terceiro mês no mínimo de 2002 de 6,6%. Os mesmos dados permitirão ainda avançar uma estimativa para a evolução do desemprego no último mês do ano passado.

Fed dá pistas sobre subidas de juros em 2019?

Termina esta quarta-feira a primeira reunião de política monetária do ano da Reserva Federal dos EUA (Fed). Os analistas esperam que, no fim do encontro de dois dias, o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, deixe algumas pistas sobre a política a seguir em 2019 quanto às taxas de juro e fale também sobre a evolução da economia.

Nova ronda negocial sobre a guerra comercial entre os EUA e a China

Esta quarta-feira tem início uma nova ronda de negociações que tem como objetivo solucionar o “braço de ferro” entre a China e os EUA no que respeita à guerra comercial. Uma delegação chinesa liderada por Liu He, o vice-primeiro-ministro chinês encarregado dos assuntos económicos, estará nos EUA para participar nas negociações que terminam a 31 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião