Economia da Zona Euro abranda. Itália entra em recessão

O PIB da Zona Euro abrandou no quarto trimestre, tendo crescido 1,2% em termos homólogos, comparativamente com os 1,6% registados no trimestre anterior. Itália entrou em recessão.

A economia da Zona Euro abrandou para o ritmo mais lento dos últimos quatro anos, com Itália a entrar em recessão no final de um ano marcado pela incerteza política, tensões orçamentais com Bruxelas e juros mais elevados nas emissões de dívida. É o que revelam as estatísticas económicas publicadas esta quinta-feira, relativas ao quarto trimestre de 2018.

Estimativas rápidas do Eurostat mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro abrandou para 1,2% em termos homólogos, no trimestre concluído em dezembro. O valor compara com o crescimento de 1,6% registado no trimestre anterior, sendo o ritmo mais lento dos últimos quatro anos, de acordo com a Reuters.

Crescimento económico da Zona Euro em 2018

Fonte: Eurostat

Em simultâneo, dados publicados esta quinta-feira pelo organismo oficial de estatística Istat, citados pela Bloomberg (acesso condicionado), revelam que Itália entrou em recessão no final do ano passado, após registar dois trimestres consecutivos de contração da economia, num período marcado por uma crise política e pelo chumbo do Orçamento do Estado.

O ano de 2018 ficou marcado pela subida ao poder do Governo liderado por Guiseppe Conte e terminou com o Executivo a ver chumbada a proposta orçamental submetida a Bruxelas. A incerteza política e as tensões resultantes do braço de ferro com a Comissão Europeia fizeram subir os juros da dívida… e a fatura foi passada à economia italiana, que contraiu 0,2% no quarto trimestre (em cadeia), depois de uma contração de 0,1% no terceiro trimestre.

No que toca à Zona Euro, as estimativas do gabinete oficial de estatística da União Europeia (UE) mostram que o PIB dos 19 países da Zona Euro desacelerou no quarto trimestre para 1,2% em termos homólogos, resultado que compara com o crescimento de 1,6% alcançado no terceiro trimestre. Já o PIB dos 28 países da UE avançou, em média, 1,5% face ao mesmo período do ano anterior.

Em cadeia, o PIB da Zona Euro avançou 0,2% no último trimestre de 2018. Já o crescimento registado pelos países da UE foi de 0,3% face ao terceiro trimestre do mesmo ano, segundo as estimativas rápidas do Eurostat.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia da Zona Euro abranda. Itália entra em recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião