Ordem dos Enfermeiros convoca sindicatos para reunião na próxima semana

A Ordem dos Enfermeiros vai reunir-se na próxima semana com os sindicatos que convocaram a greve cirúrgica e com os enfermeiros diretores dos centros onde decorre essa paralisação.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) agendou, esta quinta-feira, uma reunião com os sindicatos que convocaram as chamadas greves cirúrgicas. No encontro que acontecerá a 12 de fevereiro, também vão participar os enfermeiros diretores dos centros hospitalares onde decorre a referida paralisação, avança em comunicado o organismo liderado por Ana Rita Cavaco.

“A Ordem dos Enfermeiros decidiu convocar os sindicatos que decretaram a greve cirúrgica — Sindepor e ASPE e o Movimento Greve Cirúrgica — para uma reunião a realizar na sede da OE, no dia 12 de fevereiro, pelas 14h00”, lê-se na nota.

O anúncio do agendamento desta reunião acontece no dia em que o Governo aprovou em Conselho de Ministros a requisição civil de enfermeiros, um mecanismo legal extremo usado para travar greves.

Minutos depois das declarações da ministra da Saúde, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal reagiu, dizendo-se “indignado” perante esta decisão do Executivo. “Não é uma surpresa, dados os últimos comentários do Governo, particularmente hostis contra a luta dos enfermeiros. Estamos indignados porque os serviços mínimos estavam a ser assegurados“, salientou o presidente dessa estrutura, que prometeu recorrer a “todas as formas possíveis” para responder a esta opção.

Os enfermeiros têm estado em greve, nos blocos operatórios, desde o final de janeiro, estando planeado o prolongamento dessa paralisação até ao final de fevereiro. Em 2018, já se tinha registado uma situação semelhante: o protesto que começou a 22 de novembro arrastou-se até dezembro e levou ao cancelamento de quase oito mil cirurgias. Destas, já foi possível realizar 45%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem dos Enfermeiros convoca sindicatos para reunião na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião