5 coisas que vão marcar o dia

Eurogrupo elege novo economista-chefe para o BCE e arranca a época de resultados do PSI-20 com a Galp. O prazo para os supervisores financeiros se pronunciarem sobre a reforma do Governo chega ao fim.

A época de resultados das cotadas do PSI-20 arranca esta segunda-feira, com as contas da Galp. No mesmo dia, chega ao fim do prazo para os supervisores financeiros nacionais e internacionais darem um parecer sobre a reforma de supervisão delineada pelo Governo. A nível internacional, o Eurogrupo vai ser cheio com debates sobre Portugal e Irlanda, a desaceleração económica e o próximo economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), enquanto as bolsas asiáticas regressam de uma semana de férias.

Arranca época de resultados no PSI-20

Depois de a banca ter dado o pontapé de saída na época de resultados em Portugal, chegou a vez das empresas do PSI-20. A época arranca esta segunda-feira com as contas da Galp Energia, antes da abertura do mercado. Os dados preliminares comunicados pela petrolífera à CMVM apontam um aumento de 12% na produção, no quarto trimestre do ano passado face a igual período de 2017. O consenso dos 20 analistas que seguem as ações da Galp é que os lucros tenham recuado 32% para 127 milhões de euros nos últimos três meses de 2018, face ao período homólogo. Para o total do ano, estimam uma subida homóloga de 27% para 766 milhões de euros. Investidores e analistas estarão também especialmente atentos ao outlook para 2019 que a petrolífera irá apresentar.

Eurogrupo reúne-se com Portugal na agenda

A nível europeu vai ser um dia importante, com a reunião do Eurogrupo a centrar atenções. Os ministros das Finanças da Zona Euro vão encontrar-se em em Bruxelas, onde receberão informações sobre a 9ª missão pós-programa de ajuda externa realizada a Portugal (entre 26 e 30 de novembro de 2018), bem como sobre a 10ª missão pós-programa à Irlanda. O grupo, liderado pelo português Mário Centeno, irá ainda discutir a nomeação do próximo economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) a partir de junho, sendo que o governador do Banco da Irlanda, Philippe Lane, é o único candidato ao lugar atualmente ocupado por Peter Praet. As previsões de inverno da Comissão Europeia — que reviu em baixa as projeções de crescimento económico — também estarão em cima da mesa.

Consulta dos supervisores à reforma da supervisão chega ao fim

A demorada reforma do modelo de supervisão financeira está prestes a atingir uma nova fase. O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou no Parlamento no final de janeiro que o prazo de consulta direta obrigatória do documento (que já foi aprovado em Conselho de Ministros) por parte dos supervisores financeiros nacionais e do Banco Central Europeu (BCE) chega ao fim esta segunda-feira. Esta é a última frase do processo, que dura desde 2016, mas segundo noticiou o Jornal Económico, o BCE já comunicou ao Executivo português que não conseguirá emitir um parecer a tempo.

Bolsas chinesas regressam das férias

O ano novo lunar — o ano do porco — começou na passada terça-feira na China. Esta é uma das celebrações mais importantes da China e as principais bolsas no país estiveram fechadas ao longo de toda a semana passada. Antes de iniciar a pausa, a Bolsa de Xangai acumulava um ganho de 5% desde o início de janeiro. O regresso acontece esta segunda-feira e será marcado pela incerteza na guerra comercial: vai começar esta semana uma nova ronda negocial entre os EUA e a China, mas Donald Trump elevou o tom de alerta dos mercados depois de ter dito que não planeia encontrar-se com o Presidente chinês, Xi Jinpin, antes de 1 de março, a data estabelecida para o alcance de um acordo comercial.

Fim do prazo para empresas comunicarem rendimentos e retenções de IRS

As empresas têm, este ano, mais tempo para comunicarem ao Fisco os rendimentos auferidos por residentes no território nacional e as respetivas retenção na fonte, depois de o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) ter alterado as datas de várias obrigações declarativas e contributivas, nomeadamente a Modelo 10. Até ao ano passado, este formulário tinha de ser remetida à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao final de janeiro, indicando os valores relativos ao ano anterior, mas o OE2019 alterou o fim deste prazo para o dia 10 de fevereiro. Como a data estabelecida é um domingo, o prazo termina esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião