Luz ou gás? Saiba quem tem a oferta mais barata para a sua família

  • Guilherme Monteiro
  • 12 Fevereiro 2019

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos dá a conhecer as ofertas mais baratas de luz, gás, ou de ambos, tanto para casais, famílias com dois filhos ou as numerosas.

Paga muito de luz? A fatura do gás é elevada? Há muitos fornecedores no mercado, sendo que depois de analisar os vários precários, a ERSE, o regulador do setor, encontrou as ofertas comerciais mais rentáveis para os consumidores. A GoldEnergy e a Galp Energia descatam-se da concorrência.

Com base em dados referentes ao quarto trimestre de 2018, o regulador procurou os fornecedores mais em conta mediante vários cenários. Por exemplo, um casal sem filhos e que requisite apenas serviços de gás natural tem a oferta anual mais barata na Energia Simples, com um valor de 101 euros por ano. Uma diferença de 48 euros relativamente à fatura mais cara. No entanto, se o mesmo casal quiser adquirir apenas serviços energéticos, então será a GoldEnergy que disponibiliza o melhor tarifário no valor de 325 euros por ano.

O mesmo casal sem filhos se quiser optar por ter o gás e a eletricidade fornecidos pelo mesmo operador então a escolha mais barata é a GoldEnergy, de acordo com a análise feita pelo regulador. A fatura será de 430 euros por ano. Uma poupança de 138 euros relativamente à fatura mais elevada.

Evolução dos preços da eletricidade e gás em conjunto para um casal sem filhos

Já para um casal com dois filhos e que consuma apenas gás natural, a fatura mais barata será a da GoldEnergy com um valor de 198 euros por ano. Um cenário que muda se adquirir apenas eletricidade. Nesse caso, é a Galp que apresenta a menor oferta comercial com 844 euros por ano. Assim como, se este mesmo casal pretender adquirir os dois serviços em conjunto, é também a Galp, com um valor de 1033 euros por ano, que acaba por sair mais em conta.

A ERSE avança ainda com um terceiro cenário: um casal com quatro filhos. Numa família com esta dimensão, a fatura de gás natural sai mais barata com os serviços da Galp, que ficam por 380 euros por ano. Na eletricidade, a Galp apresenta a fatura comercial mais barata com 1.816 euros por ano.

Evolução dos preços da eletricidade para um casal com quatro filhos

 

Já no que toca à oferta conjunta é novamente na Galp a empresa com a fatura mais barata. O valor a pagar, de acordo com a estimativa da ERSE, é de 2.165 euros por ano.

Nota: Notícia atualizada com os dados corrigidos pela ERSE para o quarto trimestre de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz ou gás? Saiba quem tem a oferta mais barata para a sua família

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião