5 coisas que vão marcar o dia

As contas da Navigator e o leilão de dívida pública a 10 e 15 anos vão marcar o dia. Dados sobre o mercado laboral e os custos do trabalho também serão conhecidos.

A época de resultados continua em Portugal. Depois de a Galp ter marcado as negociações no PSI-20 desde o início da semana, chegou a vez da Navigator. No mesmo dia, o Instituto Nacional de Estatísticas vão divulgar dados sobre o tecido empresarial nacional, em 2017, bem como o índice de custos de trabalho nos últimos três meses de 2018. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai ao mercado para emitir entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 e 15 anos.

Lucros da Navigator terão aumentado 8,65% em 2018

A Navigator apresenta, esta quarta-feira antes da abertura do mercado, as contas do quarto trimestre e da totalidade do ano passado. As estimativas do BiG – Banco de Investimento Global antecipam que os lucros da empresa tenham aumentado 8,65% para 226 milhões de euros, em 2018, face ao período homólogo. Os resultados dos últimos três meses terão, no entanto, sido penalizados pelos preços mais elevados da energia e custos dos químicos. Para o quarto trimestre, antecipam um crescimento de 3% nos lucros, para 53,8 milhões de euros, e uma quebra de 13% no EBITDA para 99,8 milhões de euros.

Portugal vai ao mercado à procura de até mil milhões de euros

O Tesouro português vai regressar, esta quarta-feira, ao mercado de dívida. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai realizar um duplo leilão de obrigações do Tesouro (OT), a 10 e a 15 anos, no qual pretende emitir entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. Este é o primeiro leilão de OT realizado este ano pela agência, que já fez uma venda sindicada e uma operação de troca destes ativos em 2019. O montante das necessidades de financiamento líquidas do Estado no ano de 2019 deverá situar-se em cerca de 8,6 mil milhões de euros.

Retrato do tecido empresarial nacional em 2017

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) publica um relatório sobre as empresas portuguesas, em 2017. A publicação atualiza e complementa os principais indicadores estatísticos caracterizadores da estrutura e evolução do setor empresarial não financeiro em Portugal, a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE). O último relatório revelou que, em 2016, o número de empresas individuais cresceu 3,1%, e o número de sociedades aumentou 2,3%. Já o pessoal ao serviço cresceu 3,5% e o volume de negócios aumentou 2,7%.

Novos sinais do mercado de trabalho global

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) divulga esta quarta-feira um novo relatório sobre o mercado laboral europeu e global. Além da criação de emprego, a agência que pertence à ONU irá também analisar as condições e a qualidade dos postos de trabalho nas regiões, numa altura de fortes mudanças. No seu último relatório, a OIT alertava para os riscos das novas tecnologias, da robotização, dos novos desafios demográficos e até das alterações climáticas, a transformação do mercado do trabalho passou de hipótese a certeza. Pediu, por isso, aos líderes mundiais que zelem pela proteção dos trabalhadores.

Custo do trabalho português no ano passado

O dia também será marcado pela divulgação dos dados do índice de custo do trabalho no quarto trimestre de 2018, pelo Instituto Nacional de Estatísticas. No terceiro trimestre do ano passado, este indicador aumentou 1,5% em termos homólogos, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%. A variação homóloga do índice resultou também do efeito conjugado do acréscimo de 1,3% do custo médio por empregado e do decréscimo de 0,2% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião